A Câmara aprovou, na sessão desta segunda-feira, 7, um requerimento de autoria do vereador Pastor Jair Alexandre (PL) solicitando à prefeitura informações sobre o incremento na arrecadação de Criciúma que tinha por foco a ampliação do investimento em saúde.
Fiz esse requerimento pois em julho do ano passado aprovamos o Refis, em regime de urgência, porque o objetivo, o propósito era aplicar o recurso na diminuição ou zerar as filas de consultas e exames no município", justificou o vereador.
A notícia de que há fila de mais de 15 mil pessoas aguardando procedimentos na área da saúde fez o parlamentar retomar o assunto. "Nós ficamos surpresos com essa fila enorme, de mais de 15 mil pessoas aguardando para consultas, e quase mil pessoas esperando exames", observou. "Queremos saber quanto foi arrecadado no Refis do ano passado e qual o valor aplicado na Secretaria de Saúde para zerar a fila", emendou. "Poderia incluir também quais as empresas e pessoas físicas que foram beneficiadas com esse Refis", sugeriu o vereador Julio Colombo (PL). A sugestão foi acatada pelo autor.
Recolhimento de tributos
No mesmo embalo, o vereador Colombo fez aprovar um requerimento no qual solicita que o Executivo informe quais tributos a prefeitura deixou de recolher, quais os seus valores e, ainda, se os tributos parcelados estão com pagamentos em dia de 2017 ao dia 31 julho deste ano. Na relação, o parlamentar pede que constem informações como agente financeiro, finalidade do empréstimo ou financiamento, valor tomado; carência e prazo de amortização, juros e indexador e, ainda, o que esses valores representam na capacidade de endividamento do Município.