Santa Catarina tem os piores índices de vacinação infantil dos últimos sete anos. No estado, oito municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para poliomielite. No início desta semana o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a importância de imunizar crianças menores de cinco anos, mesmo se tratando de uma doença erradicada no país desde os anos 1990.
“Observamos que há um movimento nacional e que as coberturas nacionais vem diminuindo ao longo dos anos. Hoje temos uma falsa sensação de que esta doença não existe mais. Então a preocupação de manter a vacinação dos nossos filhos em dia diminui também, porque relaxamos com a ilusão de que a situação está sob controle. Este é o maior perigo, porque essa sensação de controle abre brecha para que essas doenças possam retornar ao país”, alertou Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Dive/SC.
Segundo Vanessa, não há falta de doses. “Essa vacinas estão disponíveis no ano inteiro, porque não se trata de uma campanha, mas sim de rotina. A qualquer momento que uma pessoa chegar a uma unidade de saúde, ela tem essa vacina disponível”, esclareceu.