Pela primeira vez na história, o eleitor de Santa Catarina poderá votar no número 10 para governador. É que o atual, Carlos Moisés da Silva, confirmou as expectativas e formalizou, na tarde desta quinta-feira (10), a sua filiação ao Republicanos. Ao que tudo indica, a filiação ocorrer justamente no dia 10 não parece ser uma simples coincidência. O jornalista Upiara Boschi já havia informado, há alguns dias, que a escolha de Moisés pelo Republicanos estava feita e que a filiação era questão de dias. Aconteceu nesta quinta em Brasília, abonada pelo presidente nacional do partido, Marcos Pereira, e acompanhada pelo deputado estadual e líder da sigla em Santa Catarina, Sérgio Motta.
Em sua estreia nas urnas, em 2018, Moisés elegeu-se pelo PSL. Na onda do 17, ancorado em Jair Bolsonaro, Moisés saiu de 1% na arrancada para uma vitória consagradora com mais de 70% dos votos no segundo turno. Fez um mandato atribulado politicamente, desfiliando-se oficialmente do PSL em julho do ano passado, embora estivesse rompido com o partido já desde o primeiro ano de governo.
Depois de driblados os dois processos de impeachment, Carlos Moisés aproximou-se da Assembleia Legislativa (Alesc) e assumiu um forte namoro com a bancada do MDB. Tanto que, não poucas vezes, foi dado como quase certo no 15. Mas não. A certa altura, aproximou-se do PP, tanto que trouxe dos progressistas o deputado sul catarinense José Milton Scheffer para seu líder na Alesc. Mas não prosperou também. Depois, iniciou intensas conversas para abrigar-se em uma sigla de menor porte. Sondou o Podemos, namorou vigorosamente o Avante mas o Republicanos acabou sendo a opção.
Mas o namoro com o Republicanos já tinha um ano. No fim de fevereiro do ano passado, Sérgio Motta convidou Moisés para filiar-se depois de um encontro que eles tiveram em Tubarão, na final da Taça Brasil de Futsal. Tanto que, no ginásio, posaram juntos para fotos segurando camisas do Tubarão Futsal cujos números eram o 10, do Republicanos. Na mesma época do convite, Moisés empossou como secretário de Desenvolvimento Social do Estado o vereador Claudinei Marques, de Florianópolis. Claudinei é do Republicanos e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Sérgio Motta, o presidente do Republicanos catarinense, é bispo da mesma igreja.
Vice-presidente no Republicanos
O Republicanos, que nas redes sociais identifica-se como "o verdadeiro partido conservador do Brasil", anunciou mais reforços de peso. Confirmou nesta quarta que em ato no próximo dia 16 estará filiando o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que deixou o PRTB. Assinou ficha no partido, também, o governador Wanderlei Barbosa, de Tocantins.