Um ano atípico marca as eleições municipais que acontecem daqui a 10 dias. Em meio a pandemia do coronavírus a Justiça Eleitoral tem trabalhado diariamente para deixar tudo pronto para o pleito desse ano.
Segundo José Réus Antônio, chefe da 92ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Criciúma, Treviso e Siderópolis, o resultado da apuração nessas três cidades deve ser divulgado entre 19h30min e 20hs, tanto para prefeito quanto para vereador.
Para Réus o maior desafio esse ano vem sendo a convocação dos mesários que vão trabalhar no dia da votação. Os três municípios necessitam de 648 mesários para que o processo eleitoral transcorra de forma normal. "Devido ao coronavírus tivemos que substituir pessoas que seriam convocadas, mas que estão no grupo de risco. Para boa parte dos mesários entregamos cartas de convocação pessoalmente. Mas voltamos a pedir que esses profissionais compareçam no dia da votação, pois sem eles o processo não acontece", afirma Réus.
O chefe da 92ª Zona Eleitoral ainda reforça que esse ano os idosos terão horário especial de votação das 7hs às 10hs, um motivo a mais para que a organização seja mantida. "Imagina essas pessoas comparecerem no horário especial e o mesário não. Isso vai paralisar a votação e consequentemente gerar aglomeração".
Réus alega que todos os cuidados sanitários estão sendo providenciados. "Teremos álcool em gel em todos os locais de votação, vamos controlar o distanciamento necessário e o uso de máscara. O eleitoral pode ficar tranquilo, pois tudo o necessário será feito para garantir a segurança.