Os deputados federais Ricardo Guidi (PSD) e Geovania de Sá (PSDB), foram alguns dos entrevistados do Programa Adelor Lessa desta quinta-feira, 6. O assunto pautado foi sobre a sanção da Lei nº 14.299, aprovada no Plenário, que cria o programa de Transição Energética Justa (TEJ), redução de tarfia de energia e benefícios ambientais.
A lei conta com emendas de Ricardo Guidi, tem como relatora Geovania de Sá e é de autoria do senador Esperidião Amin (PP). Por meio dela, é garantido que as atividades do carvão sejam mantidas até 2040. Anteriormente, eram até 2027. Além disso, o processo beneficia pequenas concessionárias de energia, como de Urussanga e Siderópolis, pois trata da concessão da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
“É um dia feliz para todos nós, a sanção e a publicação oficial no dia do aniversário de Criciúma”, disse Ricardo Guidi acrescentando que “é uma emenda importantíssima e pioneira no Brasil”. “Com essa sanção, vamos conseguir baixar para o consumidor final, a tarifa de energia”, comemorou Geovania de Sá completando que durante todo seu tempo de mandato, essa aprovação é a sua principal conquista.
Ouça as entrevistas completas abaixo: