O deputado Ricardo Guidi participou de uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 7, no Programa Adelor Lessa. Entre os assuntos pautados, estão a sua opinião sobre o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, disputar o cargo de governador, e os trâmites da prorrogação da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) até 2035.
Guidi acredita que a disputa de Salvaro a governador é de extrema importância para o Sul do estado. Isso porque, de forma histórica, a região nunca conseguiu eleger este cargo e acaba ficando para trás na questão de desenvolvimento comparando ao Norte e Oeste. “Falta uma representação de peso que possa estar direcionando não só investimentos públicos, mas também privados”, destacou.
Em relação à CDE, o político apresentou uma emenda que soluciona o caso do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, localizado em Capivari de Baixo. Além disso, Guidi salientou que o Brasil está sujeito a enfrentar mais uma crise hídrica por conta da escassez de chuvas. “O país depende muito da energia hidrelétrica e apesar de ter muitos rios, acaba sendo dependendo do volume de chuva", disse, acrescentando que “não pode depender somente do setor hidrelétrico para a sua manutenção energética”.
Atualmente, a CDE tem um prazo vigente até 2027. Impacta o movimento do abastecimento energético e na atividade econômica do carvão, capaz de gerar cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos. “É uma importância social muito grande, pois acaba atingindo 15 municípios e um volume de R$ 5 bilhões ao ano”, indagou.