O Balneário Rincão corre um sério risco de ver encolher o seu eleitorado em 2020, ano de eleição municipal. Acontece que o município está na lista dos que passam por revisão até o dia 8 de novembro e a baixa procura até agora vem sinalizando para a possibilidade de cancelamento de muitos títulos.
"No caso dessa revisão de eleitorado, além da biometria obrigatória o eleitor tem que comprovar vínculo com o município. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) quer saber quem são aqueles eleitores com e sem vínculo com o município. Tem casos de muitos eleitores que se mudaram e não revisam", explica o chefe de cartório da 79ª Zona Eleitoral de Içara, Marcos Antônio da Silva Moraes.
"Um eleitor residente em Criciúma e com casa de praia no Rincão pode optar, por votar em uma ou outra cidade. Ele tem patrimônio e vínculos nos dois municípios. Mas se ele for eleitor do Rincão e não comparecer na revisão até 8 de novembro, ele vai ter o título cancelado. Se ele quiser transferir para Criciúma, por exemplo, precisa procurar o cartório até esse prazo", observa. "Isso não significa que, em um momento posterior, ele não possa procurar o cartório e fazer a transferência, mas nesse meio tempo o título cancelado pode trazer algum transtorno", adverte Marcos.
Os números preocupam
O dado desta quarta-feira do TRE-SC indica que, dos 11.297 eleitores cadastrados no Balneário Rincão, 42,98% compareceram até agora na revisão iniciada em junho. Já fizeram o novo cadastro 4.856 votantes, enquanto 6.441 estão com as suas situações pendentes.
"O que nos preocupa é que em pouco mais de dois meses, entre setembro, outubro e o começo de novembro, não teremos estrutura em nosso posto no Balneário Rincão para atender mais de 6 mil pessoas", comenta o chefe de cartório de Içara. "Apesar da ampla divulgação, as pessoas vão deixando para a última hora. Nos últimos dias as filas serão muito grandes e nós não vamos dar conta", diz.
Para reforçar o atendimento ao público, o posto de atendimento do Rincão estará aberto no feriado de 7 de setembro, das 9 às 15h, na Avenida Leoberto Leal, s/n, próximo à CP Monitoramento, no Centro do município. "É uma forma que encontramos de atender aquelas pessoas que não conseguem ir em dias úteis até o cartório", reforça o chefe. No cotidiano, o posto do Rincão funciona das 12h às 18h.