Pela terceira vez, Criciúma tem uma mulher como chefe do Poder Executivo. A presidente da Câmara de Vereadores, Roseli De Lucca Pizzolo, assumiu a prefeitura do município, interinamente, na manhã desta segunda-feira (27). O prefeito Clésio Salvaro e o vice Ricardo Fabris entram em licença por dez dias.
Antes de ser vereadora, a prefeita interina já esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação. "Seis anos aqui me fez conhecer muito bem essa casa. Esses dois anos que estamos lá, estamos acompanhando. Todo o movimento do Paço Municipal passa pela Casa Legislativa e nós temos conhecimento", destaca Roseli. “São apenas dez dias, mas vai ficar na minha historia", enfatiza.
Na terça-feira (28), um dos primeiros compromissos da prefeita interina será receber o prêmio Prefeito Empreendedor em Brasília em nome de Salvaro. Outro evento importante na agenda é o encontro com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para tratar sobre questões do carvão.
"Não há como fazer um governo bom e realizador sem a presença da Casa Legislativa. A cidade mais empreendedora, observada pelo Brasil todo como um lugar bom para morar e investir, precisava ter também sob o seu comando uma mulher como a Roseli no Executivo dessa casa", ressalta o prefeito, agora licenciado, Clésio Salvaro.
Durante o período, a Câmara será presidida pelo vereador Júlio Kaminski, atual vice-presidente. Na história de Criciúma, outras duas mulheres já tiveram a posição de chefe do Executivo. A ex-vice-prefeita Maria Dal Farra e Tati Teixeira, então presidente do Legislativo, já assumiram o cargo de forma interina.