Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Rotativo: Moradores do Comerciário vão entrar com ação no Ministério Público

Cobrança será iniciada no dia 17, em Criciúma

Por Davi Brabos Criciúma, 07/03/2025 - 11:02 Atualizado em 07/03/2025 - 11:09
Fotos: Enio Biz/4oito/Som Maior
Fotos: Enio Biz/4oito/Som Maior

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os moradores do Bairro Comerciário, em Criciúma, irão entrar com ação no Ministério Público, contra o estacionamento rotativo na cidade. A decisão foi informada durante uma reunião com autoridades políticas do município no bairro, na manhã desta sexta-feira (7).

"Diante da falta de possibilidade de diálogo junto com o poder público, não resta outra alternativa para associação que não tratar disso nos meios legais", conta o vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Comerciário (Ambac), Sérgio Biava. "A implementação do rotativo dentro do bairro está sendo feito sem critério, sem base. Então é isso que nós vamos levar ao conhecimento do Ministério Público", justifica.

A decisão de entrar com ação ao Ministério Público foi adiada após o agendamento da reunião desta sexta. "Vamos aguardar até esta reunião extraordinária, que foi decidida de última hora, porque realmente nós precisávamos de mais uma conversinha, já que a gente infelizmente, devido à agenda do prefeito Vaguinho, não fomos recebidos, e desde janeiro nós da associação estamos buscando uma conversa com o prefeito", revela a presidente da Ambac, Fátima Guimarães.

A ida à Justiça terá o apoio dos vereadores criciumenese Obadias Benones e Nícola Martins, ambos do PL. "Foi feito vários debates na Câmara de Vereadores, a gente está intensificando para buscar essas respostas, a comunidade precisa, a comunidade está dizendo que não foi notificada, não foi convocada para audiência pública. Já que não tem uma resposta que agrada a comunidade no sentido de postergar, chame o Ministério Público", diz.

A cobrança do rotativo será iniciada na segunda-feira (17). Durante a reunião, a população pediu a postergação do prazo, mas a solicitação não foi acatada. "A gente veio aqui para ouvir a comunidade, para ver realmente quais as reivindicações dela, mas nós somos um governo legalista, nós temos um contrato, nós temos que cumprir as classes do contrato sobre pena de responder futuramente sobre isso, então realmente vai se iniciar no dia 17 de março", explica o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Frank Bez Fontana. "Se a gente não cumprir o contrato, terá com certeza uma ação judicial e isso pode acarretar prejuízo para os cofres públicos e isso quem paga, no fim das contas, será a própria população", adiciona.

Superintendente da DTT, o sargento Edno Carmelio Dutra contou para a população, na reunião, um dos motivos para a cobrança do estacionamento rotativo. "Hoje em Criciúma nós temos 147.692 veículos, nós temos 11.747 caminhões, nós temos 31.095 motocicletas e nós temos uma estatística hoje de 16 bicicletas a cada 100 habitantes. Esses números influenciam muito na mobilidade urbana, porque nós também estamos aumentando o índice de pessoas habilitadas com CNH em Criciúma, isso requer uma mobilidade de trânsito maior e uma preocupação na parte operacional", aponta. "A comunidade do Pinheirinho aprovou, estamos aguardando a manifestação da comunidade juntamente do prefeito, para continuar com esses trabalhos na parte operacional", acrescenta.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito