Teve eleitor no Sul Catarinense que às 5h já estava na fila para votar neste domingo (30). Esse caso é um indicativo da primeira hora do voto, que foi bastante movimentada na região, com filas extensas na maioria dos locais de votação. Das 8h às 9h, duas urnas eletrônicas, pelo menos, apresentaram defeito.
O maior local de votação em Araranguá, a Escola Bernardino Sena Campos, registrou uma fila intensa durante a primeira hora do voto. Segundo a repórter Lívia Espindola Campos, as seções do segundo piso do prédio ficaram lotadas e, por isso, os eleitores precisaram ficar no lado de fora.
Em Criciúma, uma das escolas mais movimentadas é a João Frassetto, na Grande Santa Luzia. O local de votação deve receber mais de 5,4 mil eleitores ao longo deste domingo (30).
Vídeo das filas na Escola João Frassetto:
As filas também são extensas na Escola Melchíades Bonifácio Espíndola, no Balneário Rincão. Segundo o repórter Jonathan Becker, o tempo médio para votar, nas 10 seções, é de 30 minutos. "Muitos populares estão votando e permanecendo aqui", informa.
Urnas eletrônicas
Por volta das 8h40, a urna 21 do Colégio São Bento, em Criciúma, teve um problema técnico e não está funcionando. Segundo o repórter Marcos Dalmoro, a expectativa é que o serviço seja restabelecido por volta das 9h30.
Na Escola Padre Miguel Giacca, no Rio Maina, uma das urnas também apresentou problemas. A equipe seguiu os protocolos da Justiça Eleitoral e, pouco tempo depois, o equipamento voltou a funcionar.
Justificativa de voto
Ccada turno é uma eleição independente e, por isso, é necessário que o eleitor justifique a sua ausência. Fabiana Andreu, que é de São Paulo, mas mudou-se para Criciúma há pouco tempo, fez o registro de justificativa por não ter conseguido alterar seu local de votação. “Infelizmente não era o que eu queria, meu desejo era votar, mas não consegui”, lamenta.
Bocas de urna
Uma eleitora que manifestava em voz alta o nome de um dos candidatos à Presidência da República no Colégio Marcos Rovaris, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, recebeu voz de prisão nesta manhã. O responsável pelo flagrante foi o comandante do 6ª Região da Polícia Militar, coronel Cristian Dimitri Andrade, que, por volta das 8h30, passava pelo local para registrar seu voto.