Conhecer o processo eleitoral é fundamental para que não se tenha dúvidas quanto aos resultados das eleições. Por isso, você pode se perguntar porque determinado candidato venceu o pleito com menos votos que o concorrente. O sistema proporcional - que funciona no Brasil -, responde o questionamento.
Para os cargos de deputado federal, estadual e distrital (DF), além dos vereadores, o partido que receber mais votos garante que um número maior de políticos da sua sigla sejam eleitos. O objetivo, segundo a Justiça Eleitoral, é que o coletivo tenha mais força do que o candidato em si.
O sistema proporcional de eleição foi instituído, portanto, para garantir que a representatividade da população seja de acordo com a representação de partidos ou coligações. Nas eleições, os eleitores escolhem o partido e o candidato. Caso o político não vença o pleito, o voto é somado aos demais da legenda.
Segundo a Justiça Eleitoral, neste sistema, se aplica o cálculo do quociente eleitoral, ou seja, divide-se o número de votos pelas vagas que devem ser preenchidas.
O vídeo abaixo, produzido pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina, explica melhor sobre as eleições proporcionais. Assista: