Em noite de emoção e lembranças, a Câmara de Vereadores de Forquilhinha inaugurou a Sala de Imprensa Silmar Vieira, na segunda-feira (2), em homenagem ao reconhecido e exemplar jornalista que faleceu em 19 de março de 2024, após três anos de luta contra um câncer no pâncreas.
Familiares, amigos e colegas de Silmar Vieira acompanharam as homenagens ao profissional que se destacou nos veículos de comunicação e também foi servidor da Câmara de Forquilhinha. "Ele foi um comunicador como poucos, tinha boas histórias para contar e cativava a todos. Será sempre lembrado entre as ilustres personalidades da nossa cidade", ressalta Marilda Casagrande.
"Tenho o prazer de dizer que fui amigo do Silmar, trabalhamos juntos nesta Casa em 2011 e 2012. Tinha o dom das palavras, uma grande capacidade do improviso e de encantar as pessoas. Sempre com muitas histórias para contar e nunca era uma só, havia um aprendizado com elas. Foi um defensor ferrenho da agricultura, especialmente da agricultura familiar, e levava a mensagem de que o agricultor era importante", lembra Marcos Rocha Macedo.
"Ele amava a nossa cidade e as pessoas que aqui passaram, tinha o prazer de dizer que era forquilhinhense. Uma pena que foi embora tão cedo", comenta Ivone Minatto. "O Silmar deixou um grande legado não só para Forquilhinha, mas em toda a região. Foi um ser humano exemplar", acrescenta Felipe Dordete.
"Ver a imagem do Silmar nesse telão toca o coração da gente. Perdi a minha mãe há poucos dias e também sei que não é nada fácil. É preciso ser forte e encarar a vida como ela é. Quando fui presidente da Câmara em 2011, chamei o Silmar para nos assessorar e ele ajudou muito. Infelizmente partiu cedo demais", declara Valdeci Figueredo.
O presidente da Câmara, Dinho Rampinelli, também compartilhou boas lembranças do jornalista. "Cada um tem uma história com o Silmar, ele animava qualquer ambiente e sempre citava Forquilhinha como sua terra natal. Foi uma pessoa do bem, sempre imparcial nos seus comentários e um excelente profissional bem respeitado", disse.
O vereador Célio Elias compartilhou um dos últimos encontros com Silmar na Rádio Eldorado. "Recebi uma aula de superação que eu não esperava. Ao perguntar como ele se sentia, ouvi a seguinte frase: 'Deus está sendo muito grande comigo. Sei que vou partir em breve, então tenho a oportunidade de curtir mais a minha família e de fazer aquilo que gosto. Nem todos vão ter essa mesma oportunidade'. Saí da rádio refletindo que realmente ele estava preparado para chegar aos braços de Deus. Muitas vezes nós não queremos partir para outro plano, mas o Silmar se preparou", relata.
O jornalista João Zanini falou em nome dos colegas da imprensa. "Tenho muitas histórias com ele, especialmente quando já sabia que ia partir. O Silmar procurou o Henrique Salvaro para eu ficar no lugar dele no Revista Eldorado. Fiquei surpreso, pois a única preocupação que deveria ter era com a saúde. Esse gesto me fez um bem, pois achei que não seria capaz de substituir o Silmar, dono de uma sabedoria ímpar. Ele dizia: 'Zanini, ninguém é insubstituível', querendo botar a gente para cima. E eu respondi: 'Você é insubstituível naquilo que faz'. O meu agradecimento ao Silmar, merecedor de todas as homenagens", declara.
O filho de Silmar Vieira, Augusto, agradeceu em nome dos familiares e citou algumas recordações do pai. "Tudo o que foi falado dele é verdade. O seu humor, profissionalismo, a inteligência ao elogiar e a firmeza nas cobranças. Cativou muitos ouvintes na rádio e também foi um pai excepcional. Deixou boas lembranças e nos preparou para o momento da partida. Se houver uma outra vida, e eu acredito que exista, ele deve estar lisonjeado pelas homenagens recebidas nesta Casa que fez parte da vida dele".
Sala de Imprensa Silmar Vieira é inaugurada em Forquilhinha
O legado do jornalista ficou eternizado na Câmara de Vereadores.
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo