O número de denúncias por propaganda eleitoral irregular aumentou mais de 40% em uma semana no Estado de Santa Catarina. Os dados são do aplicativo Pardal desta terça-feira (20).
No Sul Catarinense, foi registrado um aumento de 32% e foram, ao todo, 78 denúncias feitas até esta terça-feira, contra 59 na semana passada.
O aplicativo Pardal, que recebe as denúncias, permite que os cidadãos registrem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.
LEIA MAIS:
O município com maior número de denúncias realizadas foi Tubarão (16); seguido de Jaguaruna (15); Criciúma e Imbituba (8); Laguna e Forquilhinha (5); Braço do Norte (4); Morro da Fumaça, Imaruí e Araranguá (3); Sangão e Orleans (2); Urussanga, Sombrio, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Meleiro, Cocal do Sul e Capivari de Baixo (1).
Confira a tabela abaixo:
Em um mês de funcionamento, o aplicativo recebeu 16.814 denúncias de propaganda eleitoral irregular, vindas de todo o Brasil.
A região Sudeste, que concentra o maior número de eleitores do país, lidera o ranking, com 5.722 denúncias. Em seguida, vem as regiões Nordeste (5.000), Sul (3.052), Centro-Oeste (1.852) e Norte (1.188).