O orçamento do Governo Federal para 2020 prevê R$ 500 milhões a menos de recursos para a saúde em Santa Catarina. A bancada de deputados estaduais está em alerta e na quinta-feira, 19, Paulinha (PDT) e José Milton Scheffer (PP) comentaram a situação na sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
“O orçamento federal prevê 40% a menos de recursos para a saúde de Santa Catarina. São R$ 500 milhões a menos no orçamento de 2020 comparado com o de 2019. Já não está de acordo com o que os catarinenses merecem e precisam, temos filas enormes para serem vencidas e isso nos deixa preocupados”, disse Zé Milton.
Segundo o deputado, esse corte deve prejudicar os hospitais públicos e filantrópicos. “O que vem do Governo Federal é para alta complexidade. Esse corte reduz em 40% a verba para a compra de medicamentos de alta complexidade. São áreas muito sensíveis e não podemos aceitar”, destacou.
Para que a redução não aconteça, Zé Milton acredita que é necessária uma mobilização envolvendo os principais políticos do estado. “Temos que ter uma mobilização, principalmente do Fórum Parlamentar. Precisamos mobilizar o próprio Governo do Estado, que tem que ir a Brasília, junto com os deputados federais, para reverter essa situação”, concluiu.