Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saúde do trabalhador e prevenção de acidentes na pauta do Cerest

Evento visa conscientizar trabalhadores sobre o risco do amianto à saúde

Por Redação Criciúma, SC, 29/04/2019 - 17:53 Atualizado em 29/04/2019 - 17:57
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove nesta terça-feira (30), das 13h às 17h, o 'Seminário de Saúde do Trabalhador da Região Sul: Ações Interinstitucionais Relacionadas ao Amianto em SC'. O evento será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O intuito é discutir o banimento do amianto no estado, as consequências da exposição da fibra na saúde dos trabalhadores e desafios de acompanhamento aos ex-colaboradores expostos. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

A palestra faz parte do Abril Verde, mês de prevenção de acidentes de trabalho e em memória às vítimas de acidente. O amianto, ou abseto, é a matéria prima de telhas, caixa d'água e cimento. O produto é toxico e cancerígeno para os trabalhadores ao ser aspirado ou ingerido, podendo desenvolver, dentre outras doenças, a asbestose, em que fibras do amianto se alojam no pulmão causando lesões. A lei de proibição do Amianto no estado foi sancionada em 2017.

O seminário contará com a presença de profissionais importantes da área de Saúde do Trabalhador reconhecidos nacionalmente. A programação inicia às 13h com a palestra '28 de abril: porque relembrar essa data?', do professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e professor mestrado do curso de Fisioterapia e Cursos Lato Sensu da Unesc, Willians Longen.

Às 13h15, a engenheira civil e de segurança do trabalho, Fernanda Giannasi ministra a 'Luta do banimento do amianto no Brasil e no mundo: Desafios e Perspectivas'. Ela também é coordenadora da Rede Virtual – Cidadã pelo banimento do amianto para a América Latina e fundou a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).

A dra. Márcia Kamei Lopez Aliaga e o dr. Bruno Martins Mano Teixeira apresentam às 14h 'O papel das Instituições na busca de um ambiente livre de amianto'. Ela é procuradora regional do trabalho e gerente do Programa Nacional de Banimento do Amianto no Ministério Público do Trabalho (MPT) e ele é procurador regional do trabalho, com ofício em Criciúma.

Às 14h30 tem a palestra sobre os 'Efeitos do amianto no meio ambiente e na saúde humana' com a coordenadora do Cerest, Evelyn Brognoli. Às 15h, a palestra 'Amianto: intervenções do Cerest's de Santa Catarina', com Regina Dal Castel Pinheiro, gerente de saúde do trabalhador da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (DIVS/SES).

O evento retorna às 15h40 com o dr. Paulo Lemburger, professor de Direito e advogado da Abrea com a palestra 'Expostos e ex-expostos: Como as pessoas se organizam para melhorar sua condição de vida' em um contexto nacional. Enquanto às 16h, o dr. Roberto Ruiz explica sobre 'O exemplo do caso Shell – BASF'. Ele é médico consultor dos ex-trabalhadores da Shell.

Segundo a coordenadora do Cerest, Evelyn Brognoli, as palestras têm objetivo de falar sobre as exposições nos locais de trabalho. "Vamos debater sobre o adoecimento relacionado à exposição dos trabalhadores, as doenças que são provocadas pelo amianto e pensar os encaminhamentos possíveis frente aos desafios de acompanhamento dos trabalhadores ex-expostos", concluiu.

Os acidentes de trabalho foram assunto nesta segunda-feira no Jornal das Nove, na Rádio Som Maior.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito