O Governo do Estado relatou ter implantado 150 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 2023. O feito é atribuído a um esforço da Secretaria de Estado da Saúde (SES), municípios e hospitais, que resultou na abertura de 53 leitos neonatais, 41 pediátricos e 56 adultos, distribuídos em todas as regiões de Santa Catarina.
Os números constam no balanço de fim de ano realizado pela SES. Além dos novos leitos, três hospitais passaram a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São eles: Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque; Hospital Frei Rogério, em Tangará; e Hospital Salvatoriano Santa Maria, em Videira. Outros dois hospitais passarão a realizar cirurgias bariátricas em 2024. O Hospital São Vicente de Paula, de Mafra, e o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio.
Para ampliar a oferta de atendimento nos hospitais prestadores de serviços de alta e média complexidade, a SES também criou o sistema de habilitação estadual, garantindo o pagamento dos procedimentos cirúrgicos antes da habilitação pelo Ministério da Saúde. O Estado ainda autorizou mais 13 hospitais a realizarem cirurgia ortopédica de alta complexidade.
Mais de 124 mil cirurgias eletivas
De acordo com o Governo do Estado, também houve avanço na realização de filas de cirurgias. Foram mais de 124 mil eletivas (com internação) e quase 72 mil cirurgias ambulatoriais oftalmológicas (sem internação), das quais 45 mil foram de catarata, com apoio financeiro da Bancada Catarinense Federal e dos Poderes do Estado – Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Tribunal de Justiça (TJSC), Tribunal de Contas do estado (TCE) e Ministério Público (MPSC). Os números são da Secretaria de Estado da Saúde.
Outro avançado apontado pelo Governo na área de saúde foi o Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas. O programa projeta R$ 650 milhões para 2024, com foco em incentivos baseados em critérios como porte dos hospitais, urgência e emergência, leitos, partos e maternidades, entre outros. Serão 152 hospitais beneficiados, aumentando em 37 hospitais quando comparado ao incentivo anterior.
Já a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas trouxe o aumento de valores para mais de 900 procedimentos cirúrgicos eletivos, incluindo procedimentos de alta complexidade, e fará o pagamento por produção.
--
Colaboração: Gabriela Ressel e Silviane Mannrich/Secretaria de Estado da Saúde