Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

SC está abaixo da média nacional do tratamento de esgoto

Atualmente apenas 25% do esgoto gerado é tratado no território catarinense

Por Redação Florianópolis - SC, 22/02/2022 - 08:44 Atualizado em 22/02/2022 - 08:45
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Santa Catarina (SC), 14% da população não têm acesso à água potável e 35% não possui serviço de coleta de esgoto. Conforme a Presidente Executiva do Trata Brasil Luana Siewert Pretto, em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta terça-feira, 22,  a porcentagem representa um número abaixo da média nacional do Brasil.

Atualmente apenas 25% do esgoto gerado é tratado no território catarinense. “Essa situação vem de muito tempo, de necessidade de investimentos maiores na questão da coleta de esgoto. O Estado sempre investiu mais na parte de água e acabou deixando o tratamento de esgoto em segundo plano. Isso acontece tanto com SC como em Rio Grande do Sul [RS]. É uma dificuldade grande”, disse Luana. 

No Brasil, 35 milhões de pessoas têm acesso à água e aproximadamente 100 milhões não têm serviço de saneamento báisoc. "Isso representou 50% da população como um todo e paralelo a população de SC, 86% tem acesso, é um grau próximo à média nacional porém existe a questão que envolve a rede de esgoto”, pontuou Luana. 

Os esgotos que não são tratados são jogados na natureza diariamente, afetando o meio ambiente. No país, mais de cinco mil piscinas olímpicas de esgoto não  têm tratamento, conforme informações da Agência Brasil. No entanto, até 2033, todos os municípios e estados do país precisam chegar a 99% do tratamento de água.  
 

Ouça a entrevista completa abaixo:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito