A Secretaria de Saúde de Criciúma passará a reforçar a testagem do novo coronavírus para pessoas com mais de 50 anos. De acordo com o secretário de Saúde municipal, Acélio Casagrande, a decisão surgiu em reunião com o setor de epidemiologia e laboratório do município, e será aplicada já a partir desta quinta-feira, 5.
“O laboratório municipal fará a testagem de toda a região do Centro, Santa Luzia, Próspera, Rio Maina, Wosocris, Boa Vista e Quarta Linha a partir das 17h até às 20h. As pessoas com mais de 50 anos poderão se programar e fazer contato com essas unidades de saúde para realizarem a testagem”, reforçou o secretário.
A intensificação da testagem para Covid-19 também será realizada no sábado, das 8h às 17h, também para aqueles com idade superior aos 50 anos. Às pessoas de outras idades e que possuem sintomas para a doença, seguirão sendo testados ao longo do dia em horário normal, basta ligar para as unidades, agendar a consulta e fazer a avaliação no posto.
O reforço de testagem em horário especial, segundo Acélio, surge para fazer uma avaliação daqueles que já passaram pela doença e não ficaram sabendo, ou que tiveram o vírus, se manifestou e não soube. A ideia, é que sejam realizados o máximo de testes possíveis, para se ter uma noção do percentual da população criciumense que já possui anticorpos.
“Defendemos sempre testar o máximo possível a população e, também isolá-los, assim como temos feito no Hospital de Rio Maina, testando e isolando as pessoas para que a contaminação seja a menor possível”, ressaltou o secretário.