O secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que enxerga com preocupação o fim de semana de Carnaval em Santa Catarina. Ele esteve em Cocal do Sul na tarde desta sexta-feira, 25, para o Café com Saúde, evento organizado pela administração do município apresentar os dados do segmento no ano de 2021.
"O estado de Santa Catarina paga o preço por ser muito bonito. Então, finais de semana de calor, Réveillon, Natal e Carnaval nos preocupam, claro. Por isso, fizemos vários alertas, porque, no momento em que as pessoas se aglomeram, é onde o vírus tem a chance de causar danos. É um fator de preocupação", falou Motta Ribeiro.
Para este final de semana, ele garantiu que não há novos regramentos a serem impostos pelo Governo do Estado. "As regras estão postas, as portarias são muito claras. A Matriz de Risco é o que define como se vai atuar. Então, não há nenhuma regra nova, apenas a Matriz de Risco, que, eventualmente, vai ter as suas alterações", disse.
Sobre o vacinação infantil em Santa Catarina, o secretário admitiu uma insatisfação com os baixos índices de imunizado, que de acordo com ele, são mais altos do que se pensa. "Nós temos uma dificuldade no percentual de vacinados, mas ele é maior do que parece, porque o sistema nacional está com dificuldade de registro. Mas é uma preocupação, sim. As crianças têm direito à vida, então devem ser vacinadas", declarou.
Saída do cargo de Secretário de Estado da Saúde
Em março, o secretário André Motta Ribeiro se despede do cargo. O motivo é a busca por um caminho na política catarinense, com uma possível candidatura nas eleições deste ano. "Eu vou colocar o meu nome à disposição para, caso aceito for, me candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina", admitiu.
Sobre os seus últimos dias na pasta, ele falou que ainda vai atuar de acordo com a função que exerce atualmente. "Último mês é de muito trabalho. Nós continuamos correndo o estado inteiro, sou secretário de Estado. Foi um momento muito complexo, mas os resultados falam por si. Acho que o trabalho foi bem feito", afirmou.
Ouça a entrevista do secretário André no podcast: