Criciúma irá receber nesta terça-feira, 29, cerca de seis mil porções da segunda dose da vacina AstraZeneca para o combate à Covid-19. O processo de vacinação deve iniciar no mesmo dia, se estendendo no máximo até a próxima semana. Contando apenas com a população idosa, cerca de 82 mil pessoas já foram vacinadas na cidade.
O município está dentro do prazo, tendo em vista que a segunda dose da AstraZenica é de três meses, e da Coronavac, entre 21 e 28 dias. No entanto, o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, faz um alerta caso o morador não seja chamado para receber a vacina. "Nós temos um controle absoluto pelo portal Minha Vacina, mas caso alguém não seja chamado pela Unidade de Saúde, deve entrar em contato com os profissionais”, destacou.
Na última sexta-feira, 25, três mil vacinas da primeira dose foram aplicadas nos múnicipes e no sábado, 26, mais de 1,5 mil. Restaram apenas 700 doses que serão aplicadas ainda hoje, em pessoas acima de 45 anos. “No maximo em um mês ou 45 dias, nós deveremos chegar a 50% da população vacinadas da segunda dose, em agosto e setembro os casos devem diminuir” destacou o secretário completando que “mas precisamos manter os cuidados possíveis pois a transmissão é muito alta.”