Por precaução ao coronavírus, e seguindo decreto do Governo do Estado, as instituições de ensino da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), não receberão os alunos a partir de quinta-feira, 19. O decreto, que será publicado nesta terça-feira, 17, prevê a suspensão das aulas por 15 dias, prorrogável por mais 15. A suspensão vale para todas as unidades educacionais, sejam elas particulares, estaduais ou municipais.
A decisão foi tomada em reunião entre os secretários de saúde e prefeitos na sede da associação e também em encontro no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris em Criciúma. “Frente à situação mundial e com a velocidade do vírus em todas as áreas mundiais, em breve chegará na região. A Amrec tomou a decisão de fazer uma reunião antecipadamente, buscando não ter uma grande expansão dessa epidemia. Definimos algumas ações e o decreto sairá amanhã (terça-feira)”, fala a coordenadora da CIR e secretária de Saúde de Siderópolis, Gláucia Périco.
A cidade polo da Amrec, inclusive, já possuía um decreto encaminhado, restando apenas alguns ajustes, mas com a divulgação do decreto por parte do Governo Estadual, que será publicado amanhã, a decisão foi tornada pública na noite desta segunda-feira, 16. “Estávamos adaptando o decreto por isso decidimos ouvir a comunidade escolar em reunião e vamos publicá-lo na quarta-feira ou na quinta-feira. Vamos analisar o decreto do Estado, ajustar alguns pontos, mas a decisão de fechar as escolas na quinta já está tomada”, fala o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
A secretária de Educação de Criciúma, Roseli De Luca, disse que a terça-feira será de conversa com os diretores das escolas. “Como surgiu o decreto do Estado de que as aulas serão suspensas nas instituições públicas e privadas, nós vamos adequar o decreto que vem do Estado com o nosso e vamos encerrar as atividades em nossas escolas. Vamos conversar com os diretores para ver como vamos fazer. Diante do decreto do estado, temos que segui-lo”, salienta.
Mais pontos no decreto
O decreto a ser publicado nesta terça-feira pela Amrec prevê outras ações na busca por diminuir os impactos do coronavírus na região. “Eventos, qualquer atividade com aglomeração de pessoas serão suspensos por um determinado tempo. Todos os atendimentos em unidades de saúde também estarão pontuados no decreto”, fala cita Gláucia, acrescentando que não é momento para pânico, mas que a região está em alerta. “Precisamos conscientizar a população a ter um cuidado ainda maior consigo e com o próximo. Amanhã sai o decreto oficial, cada município está instituindo um comitê para controle e monitoramento”, pontua.