“O Bolsonaro não agiu para controlar a pandemia!” esta foi afirmação do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que integra a CPI da Covid e na noite deste sábado, 14, participou da reunião ampliada do Diretório Municipal do PT de Criciúma com a Microrregião Sul do PT.
O senador levou detalhes sobre o que acontece internamente na CPI da Covid que terá capítulos importantes nas próximas semanas, como o depoimento de Onyx Lorenzoni e do pedido de depoimento do Ministro da Defesa, Braga Neto. Para o petista que compõe a CPI, não há dúvidas do envolvimento de Jair Bolsonaro e de pessoas próximas a ele, com crimes de negligência e incentivo de quebra de regras de cuidados básicos para o controle da disseminação da Covid-19.
Segundo Carvalho, o efeito das declarações do Presidente da República em negar a pandemia, incentivou a falta de cuidados em estados que Bolsonaro venceu as eleições. “As regiões que mais votaram em Bolsonaro, registraram índices de mortes 11% mais alta que em outras regiões”. O senador ainda ressaltou o efeito do negacionismo em Santa Catarina, que movidos pelo discurso bolsonarista, investiram em tratamento precoce não comprovado e infelizmente enfrentaram uma segunda onda forte que vitimou centenas de catarinenses.
Além da CPI, Rogério falou sobre a força do Partido dos Trabalhadores que está se organizando em diversos estados para disputar as eleições em 2022 de forma unida com partidos que também buscam derrotar o fascismo. “Nosso compromisso é retomar a democracia e o respeito do Brasil que com Bolsonaro está descredibilizado em todo o mundo”.
Outras atividades serão realizadas pelo PT de Criciúma a fim de fortalecer e preparar as lideranças catarinenses locais para os enfrentamentos e debates políticos dos próximos meses.