O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) lançou, nesta terça-feira (2), cinco novas turmas do Curso Técnico em Agronegócio, focado na qualificação de produtores e filhos de produtores. Entre os polos contemplados, o único do Sul do Estado é o de Braço do Norte, na região da AMUREL. Os outros são os de Campo Alegre, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e São José
O curso tem tem o objetivo de otimizar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Ao todo serão 200 vagas sendo 40 para cada e as inscrições seguem até o dia 15 de julho no link http://procseletivo.etec.iea.com.br/inscricoes/login.
O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo destaca que, prioritariamente, as vagas serão preenchidas por produtores rurais ou seus familiares, ou ainda, colaboradores de produtores rurais. "A intenção é oportunizar o acesso ao ensino técnico, gratuito e de qualidade para aqueles que diariamente se dedicam dentro das propriedades rurais para o crescimento do agronegócio".
A coordenadora estadual do curso, Katia Zanela, explica que toda a documentação necessária para a inscrição e os prazos estão divulgados no edital. "O procedimento de classificação se caracteriza pela aplicação da metodologia de análise curricular. A metodologia consiste na análise do histórico escolar, anexado no momento da inscrição. Serão considerados classificados aqueles que apresentarem os melhores índices de aproveitamento escolar expressos matematicamente", complementa.
O curso
O curso possui carga horária total de 1.230 horas, distribuídas em quatro módulos para o desenvolvimento da habilitação técnica profissional, totalizando dois anos. As atividades educacionais são semipresenciais, com os conteúdos a distância disponibilizados na Internet, no material impresso e nas videoaulas, além daqueles executados nos encontros presenciais, nos polos de apoio. Os encontros presenciais representam 20% da carga horária total do curso e contemplam aulas teóricas, práticas e avaliações. Os outros 80% são de modalidade a distância.
"A grade curricular do curso é excelente e completa. Abrange desde questões técnicas até gerenciais dentro das propriedades rurais. Os profissionais concluem o curso aptos a atuar em diferentes segmentos do agronegócio. Para nós é motivo de satisfação abrir novas turmas no Estado. Isso demonstra a força do agro em Santa Catarina", observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.