Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Servidores em greve no HRA

Continuação da paralisação será definida nesta manhã. Categoria reclama atrasos no FGTS

Por Erik Behenck Araranguá, SC, 28/08/2018 - 00:05
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os servidores do Hospital Regional de Araranguá (HRA) estão em greve desde a meia-noite de hoje. Durante esta manhã haverá uma nova reunião para definir os rumos a serem tomados. A unidade é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) desde janeiro deste ano, substituindo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que enfrentava diversos problemas.

De acordo com o diretor do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, a atual administração não atrasou pagamentos de salários, mas sim no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Também relata que os funcionários estão desvalorizados em relação a servidores de outras unidades, assim como ocorreram retiradas de benefícios desde que a entidade assumiu a gestão do HRA.

“A falta de diálogo com o Ideas, que não recebe e nem discute as pautas da classe trabalhadora, que são reajuste salarial de 5%, reajuste no vale alimentação no valor R$ 70, pagamento dos feriados na jornada 12 por 36 horas, proibição da terceirização e contratação de mais técnicos de enfermagem”, afirmou Cândido. “A gente está pedindo para eles compensarem a redução de salário que teve quando contrataram e na verdade os demais hospitais já passaram o reajuste sem convenção e eles nada ainda”, completou o diretor do Sindisaúde.

Administrador surpreso

Greves são comuns quando acontecem atrasos nos pagamentos. Como isso não tem acontecido, a manifestação surpreendeu a administração do Ideas. “O Sindicato do Sul sempre nos comunica do iminente estado de greve, seja em Araranguá ou Criciúma, em caso de atraso de salários. Porém isso nunca aconteceu. É a primeira vez que existe uma manifestação dessa natureza”, afirmou o vice-presidente do Ideas, Juliano Tiago Capeletti.

Na última sexta-feira, aconteceu uma assembleia, em que 68% dos votantes optaram por parar as atividades. De acordo com Cleber Cândido, apesar de um pedido do Ideas para o cancelamento da greve e uma rodada de negociações, a decisão foi mantida e os trabalhadores decidirão se continuam parados nesta nova reunião, que será feita durante a paralisação. Capeletti diz que o Ideas está aberto a negociações.

“O Ideas respondeu ao Sindicato tão logo recebeu o ofício. Recebemos um novo ofício do Sindicato pontuando que farão uma nova reunião com os funcionários e definirão a questão pela não greve. Hoje (segunda-feira) o Conselho Gestor de Araranguá foi até o Sindicato, pois entendeu que o trabalho do Ideas está a contento, para conversar e interceder junto à direção do Sindicato. Estamos abertos a ouvir o Sindicato”, garantiu o vice-presidente do Instituto.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito