Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Som Maior e 4oito na volta às aulas na Unesc

Dez mil estudantes retornaram ao campus da Universidade e o Ponto Final acompanhou de perto

Por Redação Criciúma, SC, 21/02/2022 - 21:25 Atualizado em 21/02/2022 - 21:32
Denis Luciano apresentou o Ponto Final direto da Unesc / Foto: Marcelo Roque / Rádio Som Maior
Denis Luciano apresentou o Ponto Final direto da Unesc / Foto: Marcelo Roque / Rádio Som Maior

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O fim da tarde desta segunda-feira, 21, foi muito especial para a Unesc. Depois de dois anos, a Universidade volta a contar com a plenitude dos seus estudantes no campus. A volta às aulas foi mais que especial neste 2022. Houve recepção para os acadêmicos com fotos, música, pipoca e uma bela acolhida, além de um campus bonito, bem cuidado e decorado. Tudo isso foi contado na programação da Rádio Som Maior que começou do campus com o Programa Adelor Lessa e terminou com os programas Ponto Final e Parlatório direto do hall da reitoria.

"É um momento de reencontro, de reaprender. Em dois anos, tivemos um processo profundo de adaptação, não por vontade própria, mas por condição sanitária que nos fez aprender", afirmou o professor Marcelo Feldhaus, diretor de Ensino de Graduação da Unesc. "E hoje estamos com o campus aberto, recebendo os estudantes, com toda a biossegurança, uso de máscara, álcool gel e agora, com a vacina", destacou. A Unesc está recebendo mais de 10 mil estudantes entre os 35 cursos de graduação, Colégio Unesc e UnescTec.

Outra busca da Unesc foi por garantir a presença dos estudantes das cidades vizinhas, além de Criciúma. "Fizemos os contatos com todas as prefeituras da Amurel, Amrec e Amesc, pelo caráter do transporte intermunicipal, dos fretados e também demos a possibilidade ao estudante que esteja positivado ou o que tem alguma questão de trabalho, para acompanhar de modo síncrono", observou Feldhaus. "O que percebemos é que estamos tendo a presença maciça dos estudantes, sinalizando que os municípios também estão retomando o envio dos seus acadêmicos para a Universidade", observou.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, três postos avançados de vacinação contra a Covid-19 foram instalados no campus. "Não temos passaporte de vacinação. Olhamos também para o que está em vigor no decreto estadual, incentivamos pois temos postos de vacinação aqui dentro. Estimulamos com campanha interna e disponibilizamos postos de vacinação dentro do campus. Esse é um processo permanente", registrou o professor. "Estimulados, mas não é obrigatório o passaporte", completou.

Estudantes felizes

Os acadêmicos voltam ao campus com uma grande novidade: as passarelas que foram construídas entre os mais diversos blocos, que ampliam o espaço de circulação com cobertura. Em dia de chuva, como foi em parte desta segunda, ninguém mais se molha na Unesc. 

"As passarelas eram uma luta antiga, graças à emenda do deputado Ricardo Guidi esse sonho saiu do papel e hoje a circulação é muito mais tranquila. Hoje choveu e já foi testada e aprovada", comentou o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc, Vittor Teixeira. "A gente quer ver os acadêmicos aqui dentro. Ficamos satisfeitos com o resultado da nossa Universidade, de trazer os estudantes, trazendo-os para aqui estar da forma mais tranquila", enfatizou, satisfeito com o movimento do primeiro dia de aulas.

Outra novidade que o DCE apresentará em breve é a construção de uma segunda sede, para os estudantes que frequentam o Bloco R e arredores. "É uma novidade, a gente conseguiu graças à deputada Ada de Luca, fomos lá, solicitamos e ela disponibilizou R$ 150 mil para construir a sede que sairá logo do papel. É um sonho que vamos realizar", registrou.

O DCE tem sido parceiro das ações de vacinação em massa dos estudantes na Unesc. "Eu quero estar numa sala de aula segura e tranquilo. É momento de empatia, de garantir a sua segurança e a do outro", completou Teixeira.

Chances de bolsas

Também no Ponto Final desta segunda, foram informados detalhes sobre o acesso a bolsas de estudos. "Temos inscrições para o UniEdu, o recurso que vem do Estado que é muito importante e significativo, temos o processo aberto e a intenção de contemplar aproximadamente 2 mil pessoas para 2022", contou a coordenadora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Juliana Lora. "Fora o UniEdu temos as bolsas PMC, outro recurso importante da prefeitura de Criciúma que dá oportunidade ao cidadão criciumense, em torno de 350 a 400 bolsas no semestre vindas desse recurso", emendou.

Os prazos estão em andamento para o acesso às bolsas. "As inscrições seguem abertas até 8 de março no UniEdu, até 22 de março na Bolsa PMC assim como as matrículas", informou a professora.

Rumo às pesquisas

Os acadêmicos estão convidados, também, a integrar os mais diversos programas de pesquisas que fazem parte da oferta cotidiana da Unesc. "A pesquisa faz essa interlocução com o ensino e também com a extensão. A Unesc tem 53 anos de história os 20 últimos teve um alto investimento, apostou muito na pesquisa pelo fato de ser uma Universidade", comentou a professora Patrícia Amaral, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação. "É numa Universidade que nossos alunos têm a oportunidade diferenciada de se especializar", destacou. "Temos programas de pós-graduação em todas as áreas em nível de mestrado e doutorado", frisou.

Patrícia ressaltou o caminho que os estudantes devem seguir para integrar as pesquisas. "Com a volta às aulas, importante falar para os nossos alunos de graduação que a nossa primeira porta de entrada na pesquisa é procurar os coordenadores de cursos, os cursos têm grupos de pesquisas, muitos desses grupos estão relacionados aos programas de pós-graduação, é uma grande oportunidade que só uma Universidade oferece", finalizou.

Ouça a íntegra do Ponto Final direto do campus da Unesc no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito