As comemorações dos 30 anos de Gemellaggio e 144 anos de Urussanga continuam. Muita cultura, música e gastronomia estiveram presentes na manhã deste sábado (28), na Praça Anita Garibaldi. Direto do centro do município, a Rádio Som Maior e o Portal 4oito acompanharam todos os detalhes da festa que celebra a amizade com Longarone, cidade italiana irmã de Urussanga. O evento faz parte de uma série de festividades que seguem até domingo (29).
Som Maior e Portal 4oito participam do Gemellaggio na Praça
Evento faz parte de uma série de festividades que seguem até domingo
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo
Detalhes da transmissão:
Fim de transmissão! Confira todos os detalhes do Gemellagio na Praça no Portal 4oito. Fique agora com Nomes & Marcas especial em homenagem ao jornalista David Coimbra.
"O turismo é um dos setores da economia que melhor distribui os seus lucros. Desenolve a cidade em termos culturais e sociais. Abre portas para novos contatos e desevolvimento", destaca Bortolotto.
"É algo inenarrável. São mais de 30 anos. O Gemellaggio transcende a esse período. Começou pelo menos 7 anos antes da assinatura do pacto, quando estabelecemos contato com as famílias e entidades de Longarone", salienta o diretor de Cultura de Urussanga, Névton Bortolotto.
"Nesse projeto, tivemos também a semana da língua italiana, que aconteceu de 20 a 27 desse mês, resgatando essa importante língua materna. Estamos bastante gratificados com esse projeto", reforça a integrante da Comissão do Gemellagio, Rosana Alves da Costa.
A secretária de Educação Urussanga, Janea Possamai, fala em entrevista à Rádio Som Maior sobre a ação "Conhecer para Pertencer", realizado nas escolas municipais. "Tínhamos pensado em fazer algo relacionado a cultura. Com a comissão do Gemellaggio, decidimos tirar o projeto da gaveta para comemorar os 30 anos do Gemellagio", explica. "A educação tem um papel importante da divulgação da cultura", ressalta.
"Não só em Urussanga, mas no Brasil, empreender é difícil. Começa de forma inconsciente. Tive a visita de um governador na empresa que disse: parabéns pela coragem. E realmente tem que ter coragem. Tu começa pequeno e vai construindo", comenta Rodrigo Fontanella, da Alumasa.
As pequenas princesas e rainha da Festa do Vinho também marcam presença no Gemellagio na Praça:
"Já está definido que, provavelmente em 6 de outubro, teremos uma nova edição do Fórum do Amanhã. É um projeto que envolve várias mãos e que queremos dar perenidade", salienta Jair Nandi.
"Começamos a pensar esse evento no final de fevereiro. Por conta da pandemia, não sabiamos se seria possível comemorar o Gemellagio. Mas tivemos exíto. Estamos aqui no penúltimo dia de evento", comenta Nandi.
"Ficamos de olho na previsão do tempo, pensando na programação de hoje. Felizmente o sol apareceu e as pessoas já estão chegando à praça", comemora o prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi.
"[O evento] é um resgate. A importância de resgatar esse pacto de amizade entre Urussanga de Longarone. Um momento bonito que se encerra neste domingo com a celebração da missa", destaca o padre Daniel Pagani. Na Igreja Matriz, a partir das 18h30 deste domingo, haverá o encerramento das festividades do 30º Aniversário do Gemellagio com missa em italiano.
"Eu vim a Urussanga há 40 anos. Essa terra me acolheu. Tenho essa grata satisfação no meu coração", relembra o músico e empresário Geraldo Fornasa.
Apresentações musicais animam a programação do Gemellaggio na Praça:
Por conta da comemoração, o comércio de Urussanga ficará aberto até 15h. "Pedimos para que cada comércio coloquesse o seu região de origem na Itália. Estamos participar bastante ativamente", conta o presidente da CDL de Urussanga, Leonardo Felippe.
"O Gemellagio não abre portas apenas de Logarone, mas da Itália inteira e de toda a Europa", salienta o presidente da comissão do 30º aniversário de Gemellaggio.
"Esses 30 anos foram muitas coisas boas para Urussanga e para os urussangenses. Mas temos muito que avançar ainda. Fomos o primeiro município da região a ter um pacto com uma cidade irmã italiana", ressalta Fabro.
"Não vamos parar de falar de Gemellagio. Todas as crianças vão ver esse assunto anualmente na escola", explica o presidente da comissão do 30º aniversário de Gemellaggio, Luiz Fabro.
Bom dia! A partir de agora você acompanha o Gemellagio na Praça, direto de Urussanga, ao vivo pela Rádio Som Maior e Portal 4oito.