O Hospital Dom Joaquim (HDJ) de Sombrio iniciou, nesta terça-feira (29), o projeto da cirurgia bariátrica social, com a realização do primeiro procedimento. A iniciativa permitirá que os pacientes tenham acesso facilitado à intervenção com valores reduzidos. Foram seis meses de preparação e investimento em aparelhos para que o programa pudesse ser realizado.
O IMAS (Instituto Maria Schmitt), que administra o hospital, em parceria com a Ostermann Medical Center de Araranguá tornou isso possível. Segundo a responsável pela comunicação do IMAS, Morgana Alves Vieira, os custos mais acessíveis disponibilizados se devem a parceria entre a clínica e o hospital, que concede todo o procedimento, desde consulta, cirurgia e pós-operatório, com valores negociados.
“Uma grande conquista para a região e um momento histórico para a unidade, que oferece um serviço mais ágil, seguro e acolhedor, proporcionando maior qualidade de vida e autoestima aos cidadãos”, comentou.
O procedimento
A ideia inicial surgiu por conta da alta procura pela cirurgia. Foi uma soma de esforços da equipe do Dr. Rafael Ostermann, cirurgião especialista em aparelho digestivo, e do IMAS, que já trabalhavam em conjunto e perceberam essa necessidade.
De acordo com a necessidade de tratamento do paciente é fechado um pacote para a realização dos procedimentos. “Os interessados devem iniciar o processo com a consulta na Ostermann e, conforme o diagnóstico do médico, o paciente será encaminhado para os procedimentos mais adequados. Os tratamentos ou cirurgias são realizados no Hospital Dom Joaquim”, informou Morgana.