Os suinocultores independentes continuam sem respostas do governo de Santa Catarina para resolver a crise do setor. Os pleitos visam minimizar o prejuízo dos produtores, mas até agora nada. No dia 29 de março, um protesto pacífico foi realizado em Braço do Norte. De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, o manifesto foi importante para escancarar como está a situação dentro da atividade da suinocultura independente.
"Não bastou para os nossos políticos terem sensibilidade e nos ajudarem. Na metade do manifesto, nos prometeram que o govbernador nos receberia no dia seguinte, em Florianópolis. Fomos, mas quem nos recebeu foi o Altair Silva, que estava como secretário da Agricultura do Estado, mas estava deixando o cargo no outro dia, e também o deputado Volnei Weber", explica.
Uma nova reunião havia sido prometida para a semana passada na Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, porém, sem sucesso. "Estivemos lá também e não andou novamente. É só reunião para marcar reunião. Ficaram de marcar uma reunião nessa semana. Hoje, terça-feira, já não se vê movimentação para agendar essa reunião com o governador. A semana, praticamente, termina amanhã para os políticos, e aí ficamos mais uma semana sem ter uma resposta de um setor tão importante para a economia catarinense como é a produção de suínos", lamenta o presidente.
Leia também: O que pedem os suinocultores ao Governo do Estado (VÍDEO)
Losivanio Luiz de Lorenzi falou em desinteresse do governador Carlos Moisés. "Ele deve ser vegano ou vegetariano para não dar aporte necessário. Desde o ano passado perdemos 110 reais por animal comercializado de 100kg e neste momento estamos perdendo 350 reais por animal produzido. Esse é um descaso do nosso governador. Fica aqui o nosso desespero por um lado e o nosso desabafo, pois não admitimos ser tratado dessa maneira. Os nossos políticos só estão pensando em reeleição, fazendo promessas, mas atitude que é bom para a nossa suinocultura e suinocultores independentes, não há tempo e nem dinheiro para nos atender", finaliza.
Confira o podcast do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi: