Conforme o relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC) nesta sexta-feira, 22, o Sul do estado possui quatro pontos impróprios para banho.
Os banhistas devem evitar o ponto 3 do Balneário Arroio do Silva, o Arroio da Praia das Gaivotas, em Balneário Gaivota, o ponto 5 do Balneário Rincão e o ponto 2 do Braço Morto do Rio Mampituba (Passo de Torres).
As coletas realizadas foram realizadas entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021. De acordo com a pesquisa de qualidade da água do mar, 68% dos pontos analisados no Litoral estão próprios para banho humano.
Em Florianópolis, 64 pontos estão próprios para banho, o que representa 73,6%. No restante do Litoral, 93 apresentaram resultados positivos para balneabilidade, o que indica 64,6%. Em comparação ao relatório anterior, dez pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 12 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.
A pesquisa de qualidade das águas é realizada nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
O Instituto solicita que se evite o banho, principalmente nas proximidades de desembocadura de rios e tubulações após a ocorrência de fortes chuvas.O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.
Pontos impróprios para banho no Sul do estado:
Ponto 3 do Balneário Arroio do Silva
Arroio da Praia das Gaivotas (Balneário Gaivota)
Ponto 5 do Balneário Rincão
Ponto 2 do Braço Morto do Rio Mampituba (Passo de Torres)