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Superlotação em clínica ocorreu devido erro no sistema de regulação do SUS

Sistema acabou duplicando os atendimentos de um dos médicos do Hospital Dia, causando fluxo intenso no local em único dia

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 06/11/2020 - 17:24 Atualizado em 06/11/2020 - 17:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Na última sexta-feira, 30, a superlotação de uma clínica do Hospital Dia Med Sul acabou chamando a atenção por conta de imagens que mostravam pessoas aglomeradas. As imagens, no entanto, acabaram sendo retrato de um único dia, e a superlotação se deu justamente devido a um erro no sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante os quatro dias do feriadão, de sexta à segunda-feira, o hospital Med Sul da Santa Luzia esteve atendendo pacientes do SUS para realização de cirurgias vasculares. O atendimento exclusivo foi fruto de uma parceria público-privada com o município, para atender a uma demanda até então reprimida na região.

“A aglomeração aconteceu apenas no primeiro dia, porque teve um erro no sistema de regulação do SUS que fez uma duplicidade de agenda de um dos médicos, então acabou marcando em dobro, mas o erro foi corrigido logo no dia seguinte. Além disso, como são pacientes muitas vezes idosos ou que demandam de ajuda, a maioria estava com acompanhante, o que acaba fazendo um fluxo. Esperávamos receber uma quantidade x de pacientes e acabamos recebendo o paciente e mais duas ou três pessoas”, declarou o médico e sócio da rede Med Sul, Felipe Motta.

As imagens acabaram gerando uma manifestação por parte do presidente do Conselho de Saúde de Criciúma, Júlio Zavadil, que acabou até mesmo chamando a polícia. No entanto, no local, os militares ajudaram justamente a controlar o movimento e orientar as pessoas que estavam ali devido a um erro no sistema.

“Nós somos um hospital, não podemos para falar pra pessoa não entrar e deixar de atender ninguém, não somos um cinema para fechar a porta para as pessoas. Aquelas eram pessoas que estava muitas vezes três, quatro anos na fila para aquele atendimento. Todos os pacientes tinham horas agendadas, mas acostumadas muitas vezes com a demora do serviço público, agendar para às 9h e chegavam 7h30, 6h. Como vamos controlar isso e negar esse atendimento?”, ressaltou Felipe.

1351 atendimentos em quatro dias 

Seis médicos especialistas foram trazidos do Rio de Janeiro pela Med Sul para fazer o atendimento dos pacientes com problemas vasculares, durante o feriadão. Nos quatro dias, 1351 pacientes foram atendidos pelo hospital. 

O hospital particular, que conta com 25 especialidades, já realizou outras parcerias público privadas para atender a população da região. “Fizemos uma ação semelhante na sociedade de otorrinolaringologia no feriado do dia 12 de outubro, atendendo mais de 850 pacientes em três dias. Estamos atendendo amanhã também para pequenas cirurgias, fomos contratados e já executamos quase 600 procedimentos do tipo”, pontuou.

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