Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Suspeita de sarampo em Içara tem primeiro exame positivo

Menino de dois anos já está em casa e aguarda segunda coleta, que pode descartar a doença

Por Heitor Araujo Içara - SC, 29/08/2019 - 15:02 Atualizado em 29/08/2019 - 15:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O menino de dois anos com suspeita de sarampo em Içara teve o primeiro exame positivo para a doença. No entanto, a avaliação da regional de saúde é de que o caso pode não ser confirmado após a segunda coleta, que deve ser realizada 15 dias após a primeira.

Isso porque, de acordo com Janaína Bertan Warmiling, enfermeira da imunização da regional de saúde, a criança não apresenta um quadro clínico semelhante à doença. "A gente acredita que não é sarampo, pelos sintomas, mas não pode ser descartado. Pode acontecer do primeiro exame dar positivo, pois um processo bacteriano ou a história vacinal podem confundir os resultados dos exames. Por isso o intervalo de 15 dias entre a primeira e a segunda coleta", explicou Janaína. Para ter o caso da doença confirmado, os dois exames devem ser positivos.

O menino já está em casa. Os primeiros sintomas foram identificados no dia 9 de agosto e a família encaminhou ao atendimento médico em Tubarão. Não foram registrados outros casos suspeitos de infecção em pessoas próximas. "O bloqueio foi feito, a vacinação às pessoas que tiveram contato direto com a criança, no município e em todos os locais em que a criança teve contato, como no hospital e no condomínio", tranquilizou a enfermeira..

A segunda coleta de sangue para um novo exame ainda vai ser agendada. O primeiro sintoma do sarampo parece com uma situação gripal, um resfriado que pode agravar. Depois aparecem as bolhinhas na pele, a fotofobia (irritação à luz), que são os principais sintomas. "A preocupação é que seis dias antes de aparecer o sintoma principal, a doença já é transmitida", aponta Janaína.

O sarampo é uma doença considerada controlada no Brasil. Em Santa Catarina, não são registrados casos contraídos no Estado desde o ano 2000. Em 2019, foram 15 casos da doença confirmados no estado, todos eles importados. Crianças de 6 a 11 meses estão no calendário vacinal, considerado obritagório até que se tenha 90 dias sem caso suspeito da doença.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito