A chuva veio com força na tarde desta segunda-feira, 16, em Criciúma. A pancada, próximo das 15h30min, chegou com intensidade. "Até agora a gente tinha apenas 1 milímetro de acumulado de chuva em março em Criciúma. Com essa pancada, vai dar de 5 a 10 milímetros, mais uns 10 que deve chover na quarta-feira, melhora um pouco, mas não resolve o problema", observa o climatologista Márcio Sônego.
O especialista projeta que, para o mês ter uma quantidade positiva para agricultura e abastecimento, seria importante chover até 80 milímetros no acumulado. "Mas até quarta-feira vai ter pouco mais de 30, muito longe ainda. E mais distante ainda da média histórica para o mês, que é de 160 milímetros", detalha. "Pelo embalo, vai ficar longe. A gente espera que em abril chova na normalidade, uns 120 milímetros", registra.
Mesmo assim, se a quantidade se normalizar no próximo mês, o momento é tenso para quem depende da chuva na região. "Precisamos ficar atentos aos próximos meses, pois não haverá muita chuva. A sorte é que avançando pelo inverno, não requer tanta água. Quem vai plantar pastagem de inverno quer que chova, e o pessoal que planta fumo a partir de abril, maracujá e banana também estão com dificuldades", relata Sônego. "O abastecimento para Criciúma não deve ter problemas, mas outros municípios da região que não contam com barragens podem ter alguma dificuldade", adverte.