Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tarde de segunda com chuva forte e bem vinda

Mas ainda está longe de ser a solução dos problemas: "tem que chover até 80mm para recuperar o fôlego"

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/03/2020 - 15:45 Atualizado em 16/03/2020 - 15:50
Foto: Guilherme Nuernberg / 4oito
Foto: Guilherme Nuernberg / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A chuva veio com força na tarde desta segunda-feira, 16, em Criciúma. A pancada, próximo das 15h30min, chegou com intensidade. "Até agora a gente tinha apenas 1 milímetro de acumulado de chuva em março em Criciúma. Com essa pancada, vai dar de 5 a 10 milímetros, mais uns 10 que deve chover na quarta-feira, melhora um pouco, mas não resolve o problema", observa o climatologista Márcio Sônego.

O especialista projeta que, para o mês ter uma quantidade positiva para agricultura e abastecimento, seria importante chover até 80 milímetros no acumulado. "Mas até quarta-feira vai ter pouco mais de 30, muito longe ainda. E mais distante ainda da média histórica para o mês, que é de 160 milímetros", detalha. "Pelo embalo, vai ficar longe. A gente espera que em abril chova na normalidade, uns 120 milímetros", registra.

Mesmo assim, se a quantidade se normalizar no próximo mês, o momento é tenso para quem depende da chuva na região. "Precisamos ficar atentos aos próximos meses, pois não haverá muita chuva. A sorte é que avançando pelo inverno, não requer tanta água. Quem vai plantar pastagem de inverno quer que chova, e o pessoal que planta fumo a partir de abril, maracujá e banana também estão com dificuldades", relata Sônego. "O abastecimento para Criciúma não deve ter problemas, mas outros municípios da região que não contam com barragens podem ter alguma dificuldade", adverte.

Muita água na Avenida Centenário nesta tarde, durante a pancada de chuva / Foto: Marciano Bortolin / 4oito

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito