Será assinada hoje a estadualização do Terminal Pesqueiro de Laguna. Conforme o deputado estadual Felipe Estevão (PSL), esse era um pedido antigo e pode trazer grandes benefícios para a região. “Isso pode ser a salvação da cidade”, comentou. O terminal conta com dez pontos de atracação e três esteiras para receber pescados.
“A luta foi ganhando corpo e depois de nove meses de batalha, de trabalho burocrático, não foi fácil, mas está estadualizado o porto. Abrir a boca da barra dá um ânimo para aquela região”, comentou o deputado. O canal de acesso ao local tem 2,2 mil metros de extensão, indo desde a Barra dos Molhes.
Estevão lembrou que diversas embarcações entravam pelo Rio Grande do Sul ou pelo Porto de Itajaí e que agora poderão aproveitar o Terminal de Laguna. O local é administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e passará ao controle da SC Par.
“O complexo ele está pronto, é claro que depois com o aumento teremos que ter uma ampliação. Eu não sei em que momento da história, quando construíram aquele molhes, acabou aterrando e quando a maré está baixa o barco quase bate nas pedras”, disse Estevão.
Ainda em Laguna será feita uma obra para liberar o acesso do esgoto sanitário ao Mar Grosso, com investimento de quase R$ 2 milhões.