Preocupava, e muito, a possibilidade de o Criciúma voltar a campo no próximo dia 8, na retomada do Campeonato Catarinense, sem alguns treinos coletivos. Era o que se avizinhava com a observância plena dos decretos em vigor. Um deles, assinado pelo governador Carlos Moisés, suspendia atividades esportivas coletivas (incluindo aí os treinos em grupo, com bola) até o dia 5 de julho. Ou seja, o Criciúma teria apenas o dia 6 para uma atividade assim, orientada pelo técnico Roberto Cavalo, já que tem o confronto no Heriberto Hülse, contra o Marcílio Dias, na quarta-feira, 8.
Essa foi a razão do desabafo do superintendente de futebol Serginho Lopes, em entrevista nesta quarta-feira, 7, à Rádio Som Maior, na qual afirmou que "eu não acredito que vá voltar no dia 8". Além da insegurança legal para treinos, o dirigente reclama da falta de um calendário posterior, alinhado ao Campeonato Brasileiro.
Eis que os treinos coletivos estão de volta. A prefeitura divulgou um documento, no começo da tarde desta quinta-feira, 18, no qual dá ao Criciúma autonomia para ministrar seus treinamentos, desde que respeitando as normas de segurança para o combate à Covid-19.
A Prefeitura Municipal de Criciúma vem a público esclarecer que, em nenhum momento impôs medidas restritivas ao decreto do Governo do Estado de Santa Catarina, quanto às regras sanitárias para o retorno das atividades relacionadas ao Futebol Profissional no município (Campeonato Catarinense e a realização de treinamentos coletivos pelos clubes).
Em concordância com o Criciúma Esporte Clube, foi definido que o retorno aos treinamentos está condicionado aos protocolos sanitários publicados no decreto estadual e pelas diretrizes e recomendações da Federação Catarinense de Futebol.
Conforme comprovado pela direção do Criciúma Esporte Clube, todas as medidas de segurança sanitária foram tomadas no que diz respeito a adequação e adaptação dos ambientes esportivos, com os atletas sendo submetidos aos testes (todos com resultados negativos para COVID-19), além de outras medidas de segurança nos treinamentos.
Dessa forma, fica a critério do Criciúma Esporte Clube, o retorno às atividades e definição de calendário de treinamentos com os atletas e que envolvam outros profissionais do clube.
Em seguida, o Criciúma também se pronunciou, anunciando que fará os coletivos a partir da próxima segunda-feira, 22.
Considerando a nota de esclarecimento emitida pela Prefeitura Municipal de Criciúma, com sua elaboração em concordância com o Criciúma Esporte Clube, ficou definido que o retorno aos treinamentos coletivos dos atletas profissionais ficarão a critério do Criciúma Esporte Clube, sempre levando em consideração as recomendações e diretrizes sanitárias publicadas pelo Governo Estadual.
Sendo assim, o departamento de futebol do clube informa que reiniciará os treinos com bola, de forma coletiva nesta segunda-feira (22/06). Os treinamentos ocorrerão sob a orientação da comissão técnica e supervisão do departamento médico no intuito de realizar as atividades de forma segura, sem comprometer todos os profissionais envolvidos, e respeitando as normas vigentes, no objetivo de se preparar para a retomada do Campeonato Catarinense.
Com isso, o Tigre terá pelo menos duas semanas de atividades com bola, intercalando com os treinos físicos que já ocorrem a partir desta semana sob comando do preparador William Hauptmann. Nesta quinta, os 28 atletas que treinam no CT Antenor Angeloni voltaram a ser divididos em três grupos para o aprimoramento da forma física.
De saída
O Criciúma definiu, nesta quinta, o rompimento do contrato com o atacante Taylon. O jogador, que disputou quatro partidas pelo Tigre, havia chegado em janeiro.
Ouça, no podcast, as informações do repórter Marco Búrigo, do Timaço da Rádio Som Maior: