A longa espera dos pescadores do Balneário Rincão finalmente acabou. Mais de um mês após o início da safra da tainha, os cardumes finalmente chegaram à costa do município na manhã desta quarta-feira, 2 - e devem continuar por lá pelos próximos dias.
“Graças a Deus chegou, e chegou logo de manhã cedinho. Eu saí da praia umas 10h e, nessa hora, eu acho que já tinha umas 10 toneladas de tainha. É muito bom”, declarou o presidente da Colônia de Pescadores Z-33 do Rincão, João Picolo.
Ainda em maio, um cardume de tainha havia encostado no litoral do município. No entanto, a rede utilizada pelo pescador que estava no mar no momento em que os peixes chegaram acabou rasgando e ele perdeu tudo.
“Ele já tinha consertado a rede e agora de manhã tava aqui também, fez a festa”, ressaltou Picolo.
A tainha chegou ao Rincão após alguns dias de frio e vento sul na região, condições ideais para a chegada do peixe. O presidente da Colônia de Pescadores destaca ainda a expectativa de que o tempo continue assim ao longo das próximas semanas.
“Tomara que a temperatura nos ajude e o frio continue. Se continuar assim, temos até 31 de julho para a pesca da tainha. Nós queremos chegar a, no mínimo, 80 toneladas”, afirmou.