Sob um sol forte e com temperaturas marcando 34°C, por volta das 14h, 36 homens e 12 mulheres se inscreveram para a 40ª edição do Torneio de Taco Luciano Venturini, em Siderópolis. A competição foi disputada na terça-feira de Carnaval, dia 4, na rua de lajotas entre a Igreja Matriz, no Centro, e a Piazza Nova Belluno. Foram mais de seis horas de competição no naipe masculino, culminando com a vitória de Amaury da Rosa da Conceição e Franqui Salvaro sobre Emerson e Juninho na final.
Já na categoria feminina, Brenda Rezende, vice-campeã em 2024, conquistou o título ao lado de Morgana Martins, que havia ficado em terceiro lugar no ano anterior. A dupla sagrou-se campeã da segunda edição do torneio ao derrotar Eliz e Suellen na final.
Para amenizar o calor intenso, os organizadores instalaram um chuveirão e disponibilizaram água para a hidratação dos atletas, que enfrentaram um sol escaldante. Apesar das condições adversas, a tradição iniciada em 1985 foi mantida, homenageando moradores da cidade. Durante a cerimônia de premiação, o membro da comissão organizadora, Méricles Rossa, conhecido como Meck, destacou a importância do evento. Nesta edição, as homenagens foram dedicadas a Andreia Cesa, no feminino, e a Toninho Venturini e Gersi Fritzen, no masculino.
Surpresa na competição
O prefeito Franqui Salvaro, de 51 anos, integrou a dupla campeã e afirmou que não esperava a vitória. "Não esperávamos ser campeões, mas, como tudo na vida, as coisas acontecem muitas vezes sem a gente programar", comentou após a final. No entanto, seu parceiro, Amaury, de 18 anos e morador de Siderópolis, já havia chegado à final no ano anterior, terminando como vice-campeão.
Com o título, os campeões garantiram o direito de manter a dupla para a próxima edição. No torneio, as inscrições são individuais, e as duplas são formadas por sorteio momentos antes do início da competição.