Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, desta segunda-feira, 04, o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostim, falou sobre a nova categoria do Prêmio Acic criada pela entidade para exaltar o carvão mineral. Segundo ele, ainda há muita desinformação sobre o minério.
“Hoje, nós sabemos que a extração do carvão é totalmente sustentável, mas isso precisa ser passado para população se conscientizar de que a forma de hoje não é mais aquela quando vem à mente. O carvão acaba com o meio ambiente e, na realidade, o que está acontecendo hoje é que o próprio carvão está também recuperando todas as áreas degradáveis que tanto bem fizeram no passado, porque foi a nossa primeira economia. Então, hoje nós precisamos também resgatar esse movimento carvão mineral e o futuro sustentável tem este objetivo”, afirmou Dagostim.
Ainda sobre o assunto, o presidente da Acic elogiou a atuação das instituições de ensino catarinenses. “As nossas universidades estão muito empenhadas em novas pesquisas de utilização do carvão para transformar esta economia suja em uma economia limpa”, afirmou ele.