Além da prevenção e diagnóstico precoce, o cuidado com a saúde mental também faz parte do Outubro Rosa, mês dedicado a divulgação de informações sobre câncer de mama. Para muitas mulheres, os seios estão totalmente ligados com a autoestima e ao relacionamento delas com o próprio corpo.
Diante disso, as pacientes diagnosticadas com a doença podem ser 50% mais vulneráveis a desenvolver ansiedade ou depressão, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “Elas podem enfrentar não só os efeitos colaterais em decorrência do tratamento, mas também equilíbrios no âmbito emocional. A exemplo da depressão, que é uma doença que merece atenção e cuidados específicos”, explica a psicóloga Carina Mengue.
Segundo a profissional, o câncer de mama está associado ao sentimento de tristeza em relação à fertilidade, aos relacionamentos e à identificação da mulher com ela mesma. “A partir do momento que percebe uma dificuldade emocional, é preciso buscar apoio, seja com terapia, conversando com uma amiga, ou até procurando alguma atividade para se distrair”, alerta Carina.
A psicóloga vem para fortalecer o debate sobre o assunto, como a terceira convidada da programação de lives do Criciúma Shopping, em mais uma ação da campanha “Previna com Amor”. A conversa está marcada para esta quarta-feira, 21, às 10h, no Instagram @criciumashopping. Na semana seguinte, a série termina com a oncologista Fernanda Dal Toé, que abordará o tema: “tratamento e recuperação do câncer de mama”, na quarta-feira (28), às 20h30.