A Câmara de Vereadores de Urussanga teve três pedidos protocolados nesta segunda-feira, 31, para a instalação de uma Comissão Processante. O objetivo é encaminhar a cassação de mandatos do prefeito do município, Gustavo Cancelier, afastado desde maio de 2021 pela Justiça Federal, e também de três vereadores afastados em dezembro.
O presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, Beto Cabeludo, e o ex-vice prefeito do município, Luiz Henrique Martins, estiveram no Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 01, falando sobre o assunto. Os pedidos foram protocolados pelo ex-deputado Vanderlei Rosso (para o prefeito e os três vereadores) e pelo ex-vereador de Urussanga, Júlio Cesar Bonetti (apenas para o prefeito), que não quiseram dar entrevista.
Segundo Beto Cabeludo, trata-se de uma investigação para uma possível cassação. O processo manda adiante como três pedidos diferentes. “Basta saber se será aprovada a abertura ou não. Vai ter a ordem do dia e o espaço será dado aos partidos para então, haver a votação e dar início a abertura”, disse.
Luiz Henrique Martins, que ajudou Júlio Bonetti com o pedido, foi questionado durante o programa sobre ter sido apenas contra o prefeito. Em resposta, ele disse: “Nós dois temos conhecimento em relação à Polícia Federal, eu e o Julio não temos posição partidária, mas nós procuramos, vimos planilhas, olhamos o portal da transparência. Não tenho conhecimento para cassação dos vereadores”.
Ouça as entrevistas completas abaixo: