O prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi, exonerou três servidores de suas funções nesta terça-feira, 14.
Além disso, a pedido, a diretora do Departamento Municipal de Esportes, Izolete Duarte Vieira, foi exonerada para assumir a cadeira de vereadora, no lugar de um dos vereadores afastados durante a operação.
Comunicado Oficial do Governo de Urussanga:
A Administração Municipal de Urussanga informa que os colaboradores João Batista Bom, Erich Donato Velho e Aleckssandra Macari Rodrigues estão exonerados a partir desta presente data, (14/12/2021) de suas funções de servidores públicos municipais.
A pedido, a diretora do Departamento Municipal de Esportes, Izolete Duarte Vieira, foi exonerada do cargo, por assumir a cadeira de vereadora na Casa Legislativa de Urussanga.
A operação:
As investigações começaram em julho de 2021, contra crimes possivelmente realizados na Fundação Ambiental Municipal de Urussanga, tais como extravio ou sonegação de documento público, corrupção passiva, prevaricação, crimes ambientais e organização criminosa.
Após as primeiras averiguações, foram identificados mais crimes, como peculato, crimes licitatórios e advocacia administrativa, além dos já citados, com a participação de vereadores de Urussanga. Por isso, a Polícia Civil executa 18 mandados de busca e apreensão, sete afastamentos cautelares de função pública, duas prisões temporárias e quebra de sigilo telefônico.
Os alvos são empresas privadas, residências particulares, servidores públicos e três secretarias municipais, além da Fundação Ambiental. Participam da operação 85 policiais civis das regiões de Laguna, Tubarão, Araranguá e Criciúma, com apoio do Gaeco de Criciúma e sob a coordenação da Delegacia de Polícia de Urussanga. O valor dos contratos que estão sendo investigados gira em torno de R$1 milhão.