Após uma semana de atividades. foram conhecidos os vencedores do Grand Prix SENAI de Inovação – etapa Criciúma. A iniciativa teve por objetivo promover uma corrida de inovação aberta com duração de 20 horas, que foram distribuídas em cinco dias de atividades, em que equipes chamadas de escuderias criaram, desenvolveram e prototiparam soluções inovadoras que tinham como tema a Insegurança Alimentar no Brasil.
Ao todo, 14 equipes participaram da proposta, sendo que seis foram escolhidas para a etapa final onde apresentaram seus projetos e soluções para um júri especializado composto por representantes das empresas Eskimó, Damyller, Minamel, Ufo Way, Cristalcopo, Librelato e Plaszom. Após a avaliação da banca, a equipe Idea Hunters garantiu a primeira colocação, seguido dos alunos da Avante e, em terceiro lugar, o grupo Fenix Inovation.
Os selecionados representarão a instituição na Etapa Estadual, no segundo semestre de 2021.
“Nossos alunos dos cursos de aprendizagem industrial foram todos convidados a participar desta iniciativa que traz mais próximo dos nossos estudantes uma temática vivenciada no ambiente de trabalho. É um grande desafio que faz com que eles se esforcem, tenham que trabalhar de forma colaborativa e se exponham mostrando às empresas as suas ideias e melhorias para o futuro”, explica a supervisora de cursos técnicos e aprendizagem industrial do SENAI de Criciúma, Graziela Martins Feliciano da Silva.
Para as empresas, também foi uma grande oportunidade de conhecer os futuros profissionais que estarão à disposição no mercado de trabalho. “Só temos a parabenizar a todos, especialmente ao SENAI por acolher tão bem os nossos jovens que são tão encantadores e nos desafiam no dia a dia. Cada equipe nos trouxe aqui uma temática tão presente e que necessita de soluções. Tenho certeza que poderíamos aproveitar aqui todas as propostas que foram apresentadas”, enaltece a representante do RH da empresa Plaszom de Orleans, Simone Schambeck Andrade Milack.
Espírito colaborativo em alta
Para o representante da equipe Idea Hunters, vencedora do Grand Prix, Neemias Nowasck, esta foi uma vitória de todos que se esforçaram durante toda a semana na competição. “Não é o primeiro, o segundo ou terceiro lugar que conta aqui. Os vencedores somos todos nós que nos dedicamos durante toda a semana. Espero que todos nós que criamos um afeto pelos projetos que foram desenvolvidos, possamos seguir com eles. Não vamos deixar eles morrerem, podemos fazer a diferença para as pessoas”, garante o estudante Neemias.
De acordo com a gerente executiva do SESI SENAI IEL Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco, o Grand Prix só demonstra a força dos jovens e a vontade deles de apresentar soluções que sejam inovadoras para o mercado. “Esta competição, com os resultados que foram vistos aqui, só comprovam que precisamos provocar cada vez mais os nossos jovens. Estes desafios práticos incentivados pelo SENAI conseguem trazer para a instituição os desafios que são encontrados na vida real. E isso faz uma grande diferença para os futuros profissionais”, garante a Graziela.