Um serviço de teleatendimento, com o intuito de diminuir a procura desenfreada pelos postos de saúde em Criciúma, foi implementado pela Unesc. Quem estiver com dúvidas ou procura orientações sobre o Covid-19 pode entrar em contato com profissionais da área da saúde, pelo telefone 9 9183-8663. São 100 funcionários disponíveis, em uma rede que permite o atendimento simultâneo de até 60 pessoas, das 8h às 20h.
De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o programa de triagem via telefone, que entrou em vigor na segunda-feira, 23, pode auxiliar na diminuição de pessoas que procuram as unidades de saúde sem necessidade. De acordo com nota da Unesc, o serviço também funciona via whatsapp.
"As pessoas precisam ficar nas suas casas neste momento. Na perspectiva de tirá-las do trânsito, de oferecer oportunidade de informações, orientações e encaminhamentos para os serviços de saúde, se realmente houver necessidade", disse Ceretta em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira.
Ao fazer a ligação, o paciente preenche os dados na secretária eletrônica e aí sim é encaminhado para os profissionais da saúde. São 72 residentes da área da saúde, 14 professores da área da saúde e 24 professores médicos.
"O profissional de saúde vai fazer todo o primeiro levantamento dessa pessoa, aplicando o protocolo que o Ministério da Saúde e do município. Se houver necessidade, o médico faz a última avaliação que encaminha (para uma unidade de saúde) ou orienta a pessoa a permanecer na sua casa", aponta a reitora.
"É um momento em que a pessoa tem a tendência coletiva de em um sintoma simples de gripe correr para a unidade de saúde. É importante que a unidade esteja pronta para receber quem realmente precisa e as demais fiquem nas suas casas", completou.