Uma economia de R$ 4 milhões. Esta é a projeção do vereador de Tubarão, João Fernandes (PSDB), caso o seu projeto que prevê a redução do número de vereadores na cidade for aprovado e colocado em prática.
A maior cidade da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), tem hoje 17 legisladores e o texto de Fernandes prevê que esta quantidade caia para 15. Entre os argumentos, além da economia, está o tamanho de Tubarão. “Cidades maiores ou do mesmo tamanho tem a mesma quantidade ou até menos vereadores. Entendo que a cidade de Tubarão não necessita de 17 vereadores, até porque cidades maiores que a nossa, ou igual, têm menos vereadores. Exemplo é Brusque que tem mais habitantes, maior renda per capita, e tem só 15 vereadores. Cito também Criciúma que, se seguir esta lógica, teria que ter 25 vereadores”, comenta.
Cidades, quantidade de habitantes e de vereadores:Tubarão – 106.422 habitantes - 17 vereadores
Criciúma - 217.311 habitantes – 17 vereadores
Brusque – 137.689 habitantes – 15 vereadores
Araranguá – 68.867 – habitantes – 15 vereadores
Içara – 57.247 habitantes – 16 vereadores
Insistência no projeto
Vereador por três mandatos, esta não é a primeira vez que Fernandes apresenta o projeto. No meu primeiro mandato eram 10 vereadores, depois aumentou para 17. Em 2011, quando poderia aumentar o número, eu fui contrário, queria que aumentasse só para 13. Fui voto vencido. O único voto contrário. Em 2015 apresentei novamente o projeto de redução para 15. Teve oito votos favoráveis e o restante contrário. Agora, em fevereiro apresentei o projeto de novo”, recorda.
Desta vez, o vereador saiu vitorioso na primeira votação. Foram 15 votos a favor da iniciativa e duas abstenções. “Queremos economizar, dar este recurso para que se possa fazer uma cidade melhor, dar condições para que a cidade cresça. Por experiência própria, Tubarão não precisa de 17 vereadores. Diminuindo dois vereadores, mais os chefes de gabinete e assessores legislativos, dá em torno de R$ 4 milhões de economia”, acrescenta.
Vale para a próxima legislatura
O vereador explica que após a aprovação em primeira votação, o projeto será votado em plenário novamente dentro de 15 dias. “Já vale para a próxima legislatura. Já teremos 15 vereadores em Tubarão. Será um marco para o país e principalmente para Santa Catarina, mostrando que a Câmara de Tubarão fara menos com mais. Vamos ser exemplo, dar um sinal de patriotismo neste momento de pandemia que todos estão cortando na carne”, completa.
Ouça a entrevista do vereador ao 4oito no podcast: