Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Turismo e muita aventura pelas trilhas do Sul

As histórias de muitos que, pelo Grupo Movimento, superam limites e crescem com a natureza

Por Redação Criciúma, SC, 18/03/2019 - 06:15
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Que a natureza da região é pródiga em alternativas, é rica em opções para todos os gostos e para um convívio harmonioso e surpreendente, isso todos sabem. Essa variação de montanhas, cachoeiras, rios límpidos em um mix entre cidades, regiões urbanas não tão distantes de um rural que enche os olhos, isso tudo tem criado, cada vez mais, iniciativas que aproximam o turismo do verde.

Foi com esse intuito, de aproximar o natural dos que vivem a rotina das cidades, do concreto e do asfalto, que o Grupo Movimento reuniu 32 pessoas de Criciúma, Siderópolis e Cocal do Sul para conhecer a Trilha do Rio do Túnel, em Grão Pará. Foi um dia de contato intenso com a natureza, com caminhadas e trechos nadando em uma água das mais limpas e muito refrescante. Tudo isso em um espaço de três quilômetros em um rio cercado por paredões com mais de 15 metros de altura. Uma das tantas maravilhas que o sul é capaz de oferecer, e muito perto da casa de muitos dos que fizeram a aventura.

“O percurso todo tem quatro quilômetros. A caminhada começa por uma área gramada, às vezes lamacenta e molhada, em meio à Mata Atlântica. É preciso cuidado com as pedras lisas e subidas íngremes”, informou o empresário Emerson Fernandes, sócio-proprietário de uma pousada próxima ao local. Dica preciosa, reforçada antes da aventura, por quem convive com a região, conhece suas dificuldades e sempre lembra: é preciso respeitar os limites que a natureza impõe. Mas há muito o que aproveitar com segurança.

A lição da coordenadora

O Grupo Movimento formou-se há mais de seis anos, quando se chamava Mulheres em Movimento. Com a entrada de homens nos eventos do grupo, houve a natural mudança do nome e, atualmente, conta com mais de cem membros. “Tempos atrás eu não ia para Florianópolis porque tinha medo de passar nas pontes. Hoje eu usei colete salva-vidas em quase todo o caminho e não apenas nos dois pontos de água profunda”, confidencia Josiane Carla Ronsoni, que coordena o grupo, organiza as caminhadas e trilhas e encontrou nas atividades um meio de superar os próprios medos e encarar desafios.

Josiane foi além. Com os aprendizados no Grupo Movimento, está finalizando o estágio de bombeira comunitária. Prova mais que clara que os medos citados acima foram efetivamente vencidos graças ao esforço na natureza que o grupo de amigos e suas aventuras proporcionaram. “Aqui sou com certeza a pessoa que mais sofre, que pensa em desistir em alguns trechos, mas que respira e busca se acalmar para depois sentir o êxtase da conquista”, explicou.

Caminho para novas amizades

Os eventos do Grupo Movimento aproximaram pessoas, consolidaram amizades e mudaram a vida de várias delas que passaram muitos anos dedicando-se ao trabalho e à família. A corretora de imóveis Cleia Cimolin encontrou nas trilhas uma forma de lazer e de ampliar as relações sociais. “Esta foi a melhor trilha que fiz até hoje e não são poucas as que realizei. Fiquei encantada com a beleza ao nosso redor, a luz entrando pelas fendas e batendo na água que estava numa temperatura agradável. Foi sugestão de uma amiga e recomendo que não deixem de conhecer. O visual é fantástico”, comentou Cleia, deixando a dica: vale buscar os caminhos de Grão Pará.

Caroline Savi, estudante de veterinária em Porto Alegre, teve sua primeira experiência somente agora, aos 22 anos. Segundo o pai, Vilmar Savi, não foi por falta de convite. Ela conhece algumas cachoeiras da região como a Cirenaica, em Treviso. No entanto, nunca participou de uma trilha, gostou da experiência e não imaginava que teria tanta água. “Foi fantástico”, resumiu.

O Grupo Movimento tem como objetivo organizar uma trilha ou caminhada por mês. Os seus participantes não esperam apenas o evento próprio acontecer. Algumas mulheres vinham se organizando nas últimas semanas para marcar presença, ontem, no evento Mulheres na Montanha que aconteceu em Orleans. E parte do grupo também estará inscrita no Caminhantes do Sol, que está agendado para o dia 13 de abril, em Nova Veneza. Ou seja, é agenda repleta e adrenalina sempre.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito