O fim de semana foi de temperaturas baixíssimas em Santa Catarina, sendo que a Serra catarinense registrou as temperaturas mais baixas do ano até então. Além do frio, a umidade era bastante alta e, por isso, havia grande possibilidade de neve. Apesar do fenômeno não ser registrado, muitos turistas estiveram na região.
“A movimentação foi ótima e o frio também, apesar de muita chuva e vento. Esse prelúdio de inverno, que podia ter chegado mais cedo, chegou forte agora. A gente não teve leito suficiente para abraçar todo mundo. Temos cabanas preparadas já na expectativa do frio mais forte. Neste ano o inverno chegou tardio, praticamente 20 dias após o esperado. O que complicou foi a falta de energia elétrica de sábado para domingo. Segundo a Celesc, por causa de muito vento. Temos 2,5 mil habitantes no município e em torno de seis pousadas e duas fazendas, além de casas de acolhida”, contou Silvio Bleyer, proprietário da Pousada Santa Ana da Serra, em Urupema.
Segundo Scheila Pinheiro, proprietária da pousada Casa da Serra, em Urubici, o fim de semana foi bem produtivo, com muitos turistas e muita procura. “O frio chegou, só não veio com a neve. Temos 70 pousadas associadas. Fora chalés e pousadas alternativas. A procura é grande, tem para todo mundo e Urubici é bem servido de belezas naturais. Geralmente as pessoas vem na sexta e vão embora só no domingo. A gente está se preparando para receber lotação máxima em toda a temporada”, explicou.