A última edição deste ano da Feira da Agricultura Familiar de Criciúma ocorreu nesta quinta-feira (12), no Paço Municipal Marcos Rovaris. A edição teve temática natalina e contou com agricultores vestidos a caráter com as festividades e com a presença da 'Mamãe Noel'. Também foram vendidos produtos de época como panetones, bolachas enfeitadas e decorações natalinas.
Segundo a gerente de Agricultura e Agronegócio, Maristela Oenning Borgert Bresciani, é esperado que o número de agricultores participantes aumente em 2020. "Este ano tivemos entre 12 e 15 produtores em cada edição, estamos buscando novos para as próximas edições para que a agricultura criciumense tenha ainda mais reconhecimento", relata.
A iniciativa é realizada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). " A feira influencia diretamente na organização social dos produtores, trazendo melhorias para o mercado local", diz a Engenheira Agrônoma da Epagri, Lidiane Camargo.
Geração de empregos
De acordo com a produtora de milho, Clésia Laurentino, a Feira da Agricultura fez com que aumentassem as vagas de emprego na produção. "Após a participação na Feira a fábrica de pamonhas passou a ganhar mais visibilidade e ter mais procura, o que deve resultar em aumento também no número de funcionários contratados. Hoje são cerca de 20 pessoas que trabalham em todo processo, desde a colheita do milho até a produção final da pamonha", enfatiza.
Feirinha no Parque das Nações
Com duas edições realizadas no Parque das Nações, a feirinha encerra as atividades deste ano no local. A última edição da iniciativa será na próxima quinta-feira (19). Entre os produtos oferecidos estão grãos, temperos, flores, cuca alemã, chips de banana, bolo de pote, pamonha, feijão e muito mais.