À 1h51min da madrugada deste sábado, 24, o desembargador Ricardo Roesler anunciou seu voto: "eom maior respeito por todos os votos. eu não vislumbro elementos que permitam uma justa causa acolher o parecer e consequentemente receber a representação e formalizar acusação em face da vice-governadora". Com isso, Roesler arquivou o processo de impeachment contra a vice-governadora Daniela Reinehr, que torna-se governadora do Estado pelos próximos 180 dias.
Carlos Moisés foi afastado por seis meses para a sequência do processo de impeachment, por conta da denúncia de reajuste irregular dos salários dos procuradores do Estado. Moisés teve o afastamento definido com seis votos de membros do tribunal misto. Houve quatro votos pelo arquivamento da denúncia contra ele.
Roesler anunciou que o afastamento de Moisés se dará, oficialmente, a partir de terça-feira, 27, por 180 dias. Nesse período, ele receberá um terço dos salários e Daniela Reinehr será a governadora em exercício. A partir das 12h de segunda-feira, 26, Moisés deverá indicar o rol de testemunhas e passa a ser tratado como denunciado. Moisés receberá, pessoalmente, a intimação com esse conteúdo.
Os votos
O deputado Laércio Schuster deu o décimo voto no tribunal misto do impeachment, confirmando o afastamento do governador Carlos Moisés pelos próximos 180 dias. "Submetemos o representado Carlos Moisés da Silva ao processo de impeachment", declarou o desembargador Ricardo Roesler, ao ler a súmula da sessão do tribunal misto.
Os desembargadores Rubens Schulz, Claudia Lambert de Faria, Sérgio Rizelo e Carlos Alberto Civinski votaram contrários ao impeachment e pelo arquivamento do processo. Os deputados Luiz Fernando Vampiro, Sargento Lima, Maurício Eskudlark, Kennedy Nunes e Laércio Schuster votaram a favor do impeachment de Moisés. Lima foi o único a votar pela exclusão de Daniela Reinehr. O desembargador Schuch foi o único entre os representantes do TJSC que votou pelo afastamento de Moisés e Daniela.
Com isso, com o empate em 5 a 5 no caso da vice, foi necessário o voto de minerva de Ricardo Roesler, que decidiu pelo arquivamento da denúncia contra a vice, que passa a ser governadora pelos próximos 180 dias.
Confira também:
"Foi feita a justiça", afirma a governadora Daniela
Carlos Moisés diz que seu governo ficará para a história
Daniela "maravilhada com o nível dos desembargadores"
"Um voto memorável e histórico", diz Moisés sobre Civinski
Impeachment: o que disseram os advogados de acusação e defesa
Impeachment: mais sobre o voto do relator Kennedy Nunes
"Minha torcida é para que caia Moisés e fique Daniela", afirma Jessé
"O afastamento é praticamente inevitável", diz Volnei Weber
Um solitário cartaz para Carlos Moisés
Daniela: "A gente tem que amadurecer com esse processo"
Defesa volta a afirmar que não houve omissão de Daniela Reinehr
Confira no vídeo a íntegra da sessão do tribunal misto e, abaixo, o Minuto a Minuto do 4oito com o resumo de toda a cobertura.