Cicatrização de pele em até 40% mais rápida aos procedimentos tradicionais. Este é o tempo estimado do Tratamento Avançado em Lesões de Pele – nova técnica terapêutica oferecida pela Unimed em parceria com o Laboratório de Fisiopatologia Experimental.
Considerada inédita no Estado, a nova terapia consiste no trabalho conjunto entre a equipe de enfermagem e fisioterapia. “O tratamento diferenciado no Ambulatório resulta em duas técnicas: o trabalho da equipe de enfermagem, associada a fisioterapia para aceleração do processo de cicatrização. Profissionais da enfermagem realizam a primeira intervenção, limpando as feridas. Após o procedimento, fisioterapeutas dão continuidade ao tratamento com a associação de aparelhos eletrotermofototerapia para a potencialização dos efeitos na aceleração da cicatrização”, explica o fisioterapeuta Felipe Bagio.
Conforme a gestora de enfermagem da instituição, Denise Maccarini, o tratamento é oferecido à pacientes conveniados e particulares. “A Unimed já possui uma equipe de enfermagem especializada no tratamento de feridas. Com a implantação do Ambulatório Avançado no Tratamento de Lesões de Pele, a instituição hospitalar inova”. “Na terapia haverá a atuação de profissionais da fisioterapia, utilizando aparelhos de eletroterapia e de fotobiomodulação”, ressalta, lembrando ainda que o hospital possui a Comissão de Prevenção de Lesão de Pele, que atua ativamente há oito anos.
Tipos de lesões
O tratamento avançado é indicado para lesões de pele, desde incisões cirúrgicas, pacientes acamados e com diabetes, ostomizados, entre demais casos. “Os aparelhos de eletroterapia e de fotobiomodulação realizam a aceleração da cicatrização de vários tipos de lesões de pele. Nossos protocolos de tratamento são inovadores, baseados em 15 anos de pesquisa básica e clínica, com os resultados publicados nas principais revistas internacionais da área”, acrescenta o fisioterapeuta, Paulo Cesar Lock Silveira. Consulte a cobertura de seu plano de saúde.
Tratamentos para: úlceras de pressão, vasculares e neuropáticas; queimados; lesões cirúrgicas, traumáticas e por animais peçonhentos.