Vai de hoje até quinta-feira, 26, o Congresso de Prefeitos de Santa Catarina. O encontro acontece em São José. Promovido pela Federação Catarinense dos Município (Fecam), deverá receber 2,5 mil pessoas, dos 295 municípios do estado. Para o presidente da entidade, Joares Ponticelli, será um momento importante para debater temas pertinentes.
“Nós não priorizamos a busca por nomes nacionais, no ano passado contamos com os presidenciáveis. Dessa vez será um shopping de municipalismo, com várias lideranças de diferentes setores”, comentou Ponticelli, que também é prefeito de Tubarão. A segurança jurídica e portarias relativas ao Pacto Federativo devem ser tratados.
Será um espaço para a apresentação de ideais, que possam ser copiadas e adaptadas por outros municípios. “Vai poder abordar os principais temas que interessam as administrações municipais. Temos alguns que já estão na Câmara e outros no Senado”, destacou o presidente da Fecam.
A manutenção das rodovias, com um projeto apresentado pelo Governo do Estado será um dos temas. “Temos a expectativa de que as coisas aconteçam. Tem o Projeto Recuperar, lá no começo do ano mostraram vontade fazer, mas as coisas estão demorando muito. A cobrança está ficando muito forte em relação a Federação”, concluiu.