Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Eleições 2020

“Uma eleição completamente diferente”, diz Moacir Pereira

Disputa eleitoral de 2020 promete ficar para a história do país

Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 14/11/2020 - 14:15 Atualizado em 14/11/2020 - 14:15
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As eleições municipais de 2020 prometem se destacar na história do país como uma das mais diferentes de todos os tempos. Marcadas para acontecer ainda em meio a pandemia de Covid-19, as eleições contaram com data diferente dos anos anteriores anteriores, restrições de campanha e uma forte dedicação dos candidatos às mídias sociais. Para o jornalista e comentarista político Moacir Pereira, esta será uma “eleição completamente diferente”. 

“No futuro, os pesquisadores terão que explicar porque a data foi diferente da tradicional. Em segundo lugar, a pandemia acabou impedindo reuniões, comícios e atividades corpo a corpo, o que cria problemas para identificação das propostas dos candidatos. Além disso, a crise econômica levou também ao esfriamento do interesse do eleitorado pela votação”, ressaltou Moacir.

Por se dar em um momento tão delicado da história mundial, devido a pandemia, as eleições deste ano deverão contar com a maior taxa de não comparecimento às urnas. Isso porque muitos eleitores estão preocupados justamente com os impactos econômicos e sanitários pessoais causados pela Covid-19. Para Moacir, além disso, deveremos contar com uma eleição mais imprevisível do que as demais.

O jornalista acredita que, diferente de 2018, o eleitor não estará tão inclinado a votar em determinado candidato por causa do número e do partido. “O eleitor está procurando candidatos que tenham experiência, com um currículo positivo e ficha limpa, com boas prestações de serviços à comunidade”, disse.

Mesmo que não eleitos em Santa Catarina, partidos mais novos poderão sair das eleições deste ano mais fortes e consolidados na política estadual. O DEM, por exemplo, conta com uma boa perspectiva em Florianópolis, com a possível reeleição de Gean Loureiro. O PSDB, um dos tradicionais partidos de SC, deverá eleger pelo menos cinco prefeitos dentro os 30 municípios de maior importância no estado.

“A minha grande dúvida é como fica o Avante, Patriotas, Republicanos, Cidadania, Solidariedade, novas siglas que estão participando do pleito pela primeira vez com muitos candidatos em Santa Catarina”, comentou Moacir.

O jornalista ainda analisa que, enquanto partidos tradicionais de SC como PSDB e MDB devem continuar a eleger candidatos em grandes cidades do estado, o PT, que já foi uma potência no estado, está praticamente fora de cidades catarinenses importantes. “Um partido que está mal posicionado é o PT. Em Joinville, o Francisco de Assis está lá embaixo. Em

Blumenau, a ex-deputada Ana Paula Lima também está numa posição desconfortável. Qual o município de SC de grande ou média expressão que o PT tem possibilidade real? nenhum. Um partido que já esteve na prefeitura de Joinville, Blumenau, perto de Floripa e próximo de eleger um governador”, ressaltou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito